segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Polícia Civil cumpre 56 ordens judiciais em investigação por crimes de tráfico e organização criminosa

Últimas Notícias

- Ads -

12 pessoas foram presas, 5 delas em flagrante

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Draco/Deic), deflagrou nesta quinta-feira, 29, a terceira fase da operação policial Planalto 1 para cumprir 15 mandados de prisão e 41 mandados de busca e apreensão em seis cidades: Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Rio Negrinho, Indaial e Foz do Iguaçu (PR). Até o momento foram presas 12 pessoas, sendo cinco em flagrante.

A ação começou por volta das 6h contra integrantes de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas. Participam da operação cerca de 220 policiais civis de Santa Catarina: Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Diretoria de Polícia do Litoral (Dpol), Diretoria de Polícia do Interior (Dpoi), Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e Núcleo de Operações com Cães (NOC). 

As investigações coordenadas pelo delegado Antonio Claudio Jóca, titular da Draco, começaram após decisão judicial de compartilhamento de provas de uma investigação da Delegacia da Comarca (Dpco) de Fraiburgo.

Durante a primeira fase foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e realizado o sequestro de três veículos na região Norte de Santa Catarina, ocasião em que foi apreendida grande quantidade de drogas.

Dando continuidade às investigações, no dia 8 de abril foi deflagrada a segunda fase da operação Planalto 1, ocasião em que a Draco/Deic, com o apoio da Receita Federal, apreendeu cerca de meia tonelada de maconha pertencente ao grupo investigado. A droga era transportada em dois veículos e tinha como destino a cidade de Joinville.

Com o aprofundamento das investigações, a Draco/Deic identificou alguns integrantes da organização criminosa voltada ao tráfico de drogas. Diante disso, representou-se pela expedição de 15 mandados de prisão e 41 mandados de busca e apreensão, o que foi autorizado pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville, após parecer favorável da 9ª Promotoria de Justiça de Joinville.