terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Plano de governo e ser ficha limpa são fatores que mais contam para eleitor canoinhense

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Enquete feita com 502 pessoas questionou o que pesa no voto do eleitor

PLANO E HONESTIDADE

Enquete realizada pelo JMais com 502 pessoas entre às 21h de terça-feira, 13, e às 8h desta quarta-feira, 14, mostra que para 51,8% destes eleitores, o plano de governo dos candidatos a prefeito de Canoinhas é o fator mais relevante para eles decidirem seu voto. O levantamento foi feito por meio das listas de contatos do JMais no WhatsApp.

Para responder, os internautas precisaram fornecer um email do Google, como forma de impedir que uma mesma pessoa pudesse responder a mesma enquete várias vezes. Isso até seria possível caso a pessoa criasse várias contas falsas no gmail, por isso a limitação de tempo para responder.

O segundo fator mais votado é que o candidato fosse ficha limpa. Ela é importante para 46,6% dos eleitores.

O terceiro fator é ser novato na política. Isso é importante para 11,8% dos participantes da enquete.

Sobre ideologia política, ser bolsonarista é importante para 9,4% dos participantes, ao passo que ser petista só é relevante para 1% dos internautas. Para 9,4%, o partido do candidato é fator relevante.

A religião é importante para 3,6% dos eleitores. Para 2,6% é relevante o fato de o candidato ser católico, ao passo que para 1% isso tem importância se o candidato for evangélico.

A descendência do candidato tem importância para 6,4% dos eleitores. 3,6% dos participantes apreciam que o candidato seja a favor do armamento da população.

Print da plataforma Google Formulários, usada para a enquete

Os participantes da enquete poderiam escolher mais de uma opção. A enquete é um mero levantamento tendo como recorte parte do público que acessa o JMais e, portanto, não tem nenhum valor científico como uma pesquisa.






CARACTERÍSTICAS

A enquete deixou espaço para os participantes acrescentarem alguma observação a mais com relação aos candidatos. Dos 133 comentários, “Ser honesto” aparece como característica fundamental dos candidatos para 42 respondentes.

Competência, instrução, ser jovem, inteligência, sinceridade, corajoso, apresentar propostas viáveis, cuidar da Saúde, empatia, cuidar do interior, ter pulso firme, trabalhar, formação, conhecimento, experiência, humildade, não ter família política, ser transparente, ter atitude, ética, valores, ter liderança, responsabilidade, que não tenha interesses pessoais de autopromoção, trabalhe por políticas públicas, idoneidade, visionário, maturidade e decência, são os termos mais citados em seguida.







INDIGNAÇÃO

A mãe de uma estudante autista de uma escola municipal de Canoinhas ficou indignada com um episódio envolvendo a menina. No começo da semana, a menina teria desaparecido de dentro da escola. Depois de muito procurar ela foi encontrada e disse que estaria indo levar uma cartinha para a mãe no local de trabalho dela.

A secretária de Educação de Canoinhas, Sônia Stelzner, reconheceu que isso de fato aconteceu. Segundo ela, uma mãe, ao sair da escola, deixou o portão destravado, o que levou a menina a deixar a escola. De acordo com a secretária, “a gente já resolveu o problema, conversamos bastante com a diretora e a monitora para que isso não volte a acontecer”, disse.






“Achei que ele era dono de uma funerária”

Do ex-secretário de Administração de Canoinhas, Diogo Seidel, sobre o empresário Miguelangelo Hiera, na verdade proprietário de uma empresa de transportes, em depoimento na Et Pater Filium. O pai de Miguelangelo tem uma funerária







EPISÓDIO

Em seu acordo de colaboração premiada, agora replicado em seu depoimento durante as oitivas da Et Pater Filium, o ex-secretário de Administração de Canoinhas, Diogo Seidel, lembrou de uma das pérolas da insólita era Passos/Pike em Canoinhas. Ele ganhou uma arma de fogo em uma rifa (algo absolutamente ilegal já que para comprar uma arma precisa passar por todo um processo burocrático). Ainda foi brindado com uma caixa de munições porn outro réu do processo, o empresário Rodrigo Dams.




VOCABULÁRIO

“Oh, largo”, foi como, segundo Seidel, Rodrigo o abordou para, de forma carinhosa, parabenizá-lo por ter ganhado a rifa da arma.








SINAL DIVINO

Diogo (à esquerda), durante colaboração premiada

Diogo contou que se tornou religioso na prisão. Mirou Deus e acertou no advogado Paulo Glinski, que apareceu no Presídio logo após ele se sentir tocado durante um culto. Glinski trazia uma carta da esposa de Seidel pedindo para ele colaborar com as investigações. Foi assim que decidiu caguetar os colegas.





PL

O PL terá 184 candidatos a prefeituras no Estado de Santa Catarina, além de 131 a vice. Somente de chapas puras, são 68.




INELEGÍVEIS

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu a lista do Tribunal de Contas da União com nomes de gestores públicos com contas julgadas irregulares e que, portanto, não podem concorrer nas eleições municipais deste ano. Do Planalto Norte, somente Luiz Henrique Saliba, ex-prefeito de Papanduva, está na lista.





PEC DA ANISTIA

O Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Anistia, que isenta partidos políticos do pagamento de multas eleitorais por descumprir as cotas de candidaturas em eleições passadas. A votação ocorreu nesta quinta-feira, 15, um dia antes do início da campanha eleitoral de 2024. O texto teve 54 votos favoráveis e 16 contrários no segundo turno. Os senadores catarinenses Beto Martins (PL), Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL) estão entre os que votaram a favor do projeto, nos dois turnos. Agora, a proposta segue para promulgação.