Partidos oficializarão candidatura a reeleição de Juliana Maciel Hoppe
CINCO EM UM
O nome de Juliana Maciel Hoppe (PL) deve ser aclamado como candidata à reeleição à prefeitura de Canoinhas no próximo dia 4 de agosto. Nesta data, os partidos que apoiam a prefeita realizam convenção conjunta: PL, União Brasil, PRD e Agir vão trabalhar juntos na busca pela reeleição da candidata do partido do governador Jorginho Mello e do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A convenção municipal dos partidos será realizada na Câmara de Vereadores de Canoinhas às 10h do domingo, 4. O evento é aberto ao público em geral.
A surpresa aguardada para a convenção é quem será o candidato a vice de Juliana, considerando que Zenilda Lemos (UB) declinou e Gil Baiano (PL) é colocado como candidato a vereador na nominata divulgada antecipadamente pelo partido (leia nota abaixo).
A súbita nomeação de Ivan Krauss (PP) como pré-candidato a prefeito pode ser um indício do que vem sendo acordado nos bastidores, porém, Luis Mario Dranka (PL) deixou o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Juliana justamente para colocar seu nome a disposição da chapa majoritária. É no nome dele que muitos apostam. A ver.
LISTA ATUALIZADA
A presidente do PL de Canoinhas, Zenici Dreher, repassou lista atualizada de pré-candidatos a vereador pela sigla: Gil Baiano, Chico Mineiro, Gabriel Calixto, André Flenik, Carlos Eduardo Vipieski, Marcos Homer e Adilson Steidel compõem o time masculino.
Entre as mulheres: Rosecler Erzinger, Rita Rodrigues, Michele Leite Soares e Maria Janete Dranka.
A presença do nome de Gil Baiano é um indício de que o partido já decidiu que não será ele o ungido como vice de Juliana.
APOIOS
A pré-candidata a prefeita de Bela Vista do Toldo, Rosiani Karvat Tiszcka (Podemos), fechou apoio com o Progressistas do ex-vice-prefeito e ex-vereador, Eraldo Schiessl. Ela também fechou questão com o PSDB, de César Vailat.
Eraldo chegou a se colocar como pré-candidato a prefeito, mas depois de muita conversa aceitou compor com o Podemos.
PAPANDUVA

O prefeito de Papanduva, Jeferson Chuppel (PSD), fechou importante apoio na sua busca pela reeleição. O Progressistas deve estar com ele. Importante lembrar que Jeffinho bebe da sabedoria do prefeito preso na operação Mensageiro, Luiz Henrique Saliba, que era, justamente, do Progressistas.
CENÁRIO
A disputa eleitoral em Monte Castelo tem o Podemos e MDB juntos com os pré-candidatos Sirineu Ratochinski e Leandro Cunha, a decidir quem vai na cabeça. O PL, PP e PSDB devem contar com os pré-candidatos Clevia Massaneiro Pelchebiski e Gilvani Carneiro, abençoados pelo prefeito Jean Carlos Medeiros. O PT deve contar o empresário Ari da Farmácia, sem vice definido ainda.
LULA AQUI
A vinda do presidente Lula (PT) a Santa Catarina está sendo organizada para 9 de agosto. Lula estará no Estado para inaugurar o Contorno Viário e para o lançamento da primeira fragata da Marinha construída em Itajaí.
CONFRONTOS
Com a chegada das convenções partidárias, cumprindo prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, se preparam para formalizar seus candidatos nas eleições municipais de outubro. O PT planeja lançar candidatos em 14 capitais, enquanto o PL deve lançar em 15. As duas siglas, no entanto, devem ter confrontos diretos em apenas nove das 26 capitais estaduais.
20
Dos 26 prefeitos de capitais brasileiras vão se candidatar a reeleição. Destes, 11 lideram pesquisas
DISTORÇÕES
A multiplicação do valor das emendas parlamentares nos últimos anos e a quase total autonomia de deputados federais e senadores na distribuição do dinheiro têm levado pequenas cidades ao topo do ranking de recebimento da verba por habitante. Todas as dez cidades proporcionalmente mais beneficiadas têm menos de 6.000 moradores.
É o caso de Mar Vermelho, na zona da mata de Alagoas, como mostrou a Folha de S.Paulo. Com uma população de pouco mais de 3.000 pessoas, a cidade é a terceira do país mais beneficiada. Até o início do mês ela recebeu R$ 6,4 milhões em emendas neste ano, o que dá R$ 2.013 por habitante.
O campeão de destinação de recursos para a cidade é Delegado Fábio Costa (PP-AL), que curiosamente foi o candidato a deputado federal menos votado na cidade em 2022, recebendo apenas 35 votos.