sábado, 19

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Pike dizia que parte de seu dinheiro vinha de pirâmide financeira

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Versão consta de colaboração premiada de ex-secretário de Administração

ORIGEM

A colaboração premiada do ex-secretário de Administração, Diogo Seidel, traz uma informação sobre a explicação que Renato Pike dava a quem questionava a origem de sua aparente fortuna. Segundo Seidel, ele dizia que tinha auferido muito dinheiro com pirâmides financeiras. “A enganação da pirâmide financeira está nas criptomoedas. A pirâmide financeira em determinado momento desmorona e quem estava em cima lucra e quem está embaixo se prejudica”, disse sobre o que é amplamente conhecido sobre essa modalidade de investimento.

Seidel contou que depois das prisões dos então prefeitos de Bela Vista do Toldo e Major Vieira, Pike parou de investir preferencialmente em imóveis e passou a focar nos carros da sua revenda. “Ele comprou 15 Ônix prata, todos iguais. O pátio encheu (de veículos), ele disse que comprava em Jaraguá do Sul.”

Sobre o dinheiro de Beto Passos, Seidel disse que ao que aparentava as finanças do ex-prefeito eram caóticas. “O Beto tinha vários empréstimos consignados atrelados a seu salário. Se sobravam 7 mil (reais de salário) era muito.

Seidel contou, ainda, que Passos comprou um apartamento antes de adquirir a casa que valeria R$ 1 milhão. O apartamento foi adquirido sem se desfazer de outros bens. No caso da casa entregue ao Ministério Público, a grande dificuldade, conta ele, foi conseguir um financiamento para mascarar a compra que teria sido à vista. O apartamento comprado anteriormente teria sido entregue neste segundo negócio. A casa foi reformada antes de se conseguir o financiamento, segundo Seidel. “Ele ficou um ano e meio morando na casa quando daí conseguiu o financiamento”, contou.

O posto, para Passos, era a garantia de sua aposentadoria, ainda de acordo com Seidel.



“Pike sempre dizia: criem um problema pra vender a solução”

Do ex-secretário de Administração Diogo Seidel sobre o ex-vice-prefeito



RETORNO

A servidora Morgana Dirschnabel Lessak foi reintegrada ao cargo de contadora Legislativa da Câmara de Vereadores de Canoinhas na quinta-feira, dia 1º. Ela estava cedida ao ICPrev.


REVERSA

O Plenário da Assembleia Legislativa rejeitou, nesta quarta-feira, 30, o veto do Poder Executivo ao projeto de lei que cria a logística reversa de medicamentos em Santa Catarina. A medida é válida para o descarte de remédios de uso humano e veterinário que não foram utilizados, que estejam fora do prazo de validade ou impróprios para o consumo.



ABANDONO AFETIVO

O projeto de lei que prevê aplicação de multa aos responsáveis por abandono afetivo de idosos em unidades de saúde, asilos e outras instituições catarinenses de longa permanência foi aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira, 30, na Assembleia Legislativa. As sanções poderão ser aplicadas para filhos, netos e bisnetos.

Também foi aprovada em Plenário a proposta do deputado Valdir Cobalchini (MDB) que cria a Campanha Idosos Órfãos de Filhos Vivos, a ser realizada anualmente no mês de outubro. O objetivo da iniciativa é orientar e conscientizar a população sobre os cuidados com os idosos e as consequências do abandono afetivo e financeiro deles por parte dos familiares.




SOBRE IDOSOS

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 30, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do deputado Sergio Motta (Republicanos) que obriga a reserva de 5% de mesas e cadeiras para idosos nas praças de alimentação dos shopping centers de Santa Catarina.


VICINAIS

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 30, projeto de lei que dispensa a apresentação de licença ambiental para obras em estradas vicinais em Santa Catarina. A proposta contempla trabalhos de conservação, manutenção, pavimentação, restauração e revitalização. A iniciativa é do deputado Mauro de Nadal (MDB).



CND

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que prevê a dispensa da apresentação de Certidão Negativa de Débitos (CND) estaduais de hospitais filantrópicos e municipais para a celebração de convênios de repasse de recursos do governo catarinense destinados a custeio e manutenção dessas unidades de saúde.


REGRAS

Botijão de gás/Arquivo

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, aprovou um projeto de lei que dispõe sobre o direito à livre circulação de recipientes transportáveis de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha.