Ações ocorreram nas cidades de Curitiba, Lapa, União da Vitória, São Mateus do Sul e em Porto União
A Polícia Federal (PF) e a Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal no Paraná deflagraram, na manhã desta terça-feira, 3, uma operação para desarticular um esquema de corrupção envolvendo servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e guincheiros, para obtenção de vantagens financeiras ilícitas.
As ações ocorreram nas cidades de Curitiba, Lapa, União da Vitória e São Mateus do Sul, no PR, e em Porto União, em SC. Houve cumprimento de ordens também em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Dos 18 mandados de busca e apreensão, seis foram contra servidores da PRF, que serão afastados de suas funções e responderão a processo administrativo disciplinar interno.
Os servidores públicos envolvidos poderão responder por crimes contra a Administração Pública. Outras oito pessoas, que também participaram do esquema, responderão criminalmente por suas condutas. Quatro empresas são investigadas.
Nesta etapa da operação, um homem de 62 anos, que não é servidor público, foi preso em flagrante por posse ilegal de armas de fogo. No total, foram cumpridos:
- 18 mandados de busca e apreensão, visando recolher documentos, dispositivos eletrônicos e outros elementos de prova;
- 14 mandados de intimação com imposição de medidas cautelares, incluindo afastamento dos servidores investigados de suas funções públicas e a proibição de acesso dos investigados a prédios públicos.
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e corrupção.
Com informações: Polícia Federal e aRede