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Pavimentação da BR-280 é paralisada a pedido do DNIT; vereador fala em falta de pagamento

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Ápia tem contrato com o Governo Federal até 2026

Quem transita pela rodovia BR-280, entre Porto União e Mafra, tem percebido já há pelo menos dois anos que as obras na rodovia são constantes. Elas respondem a um contrato assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e a empresa Ápia, especializada em obras rodoviárias. O contrato tem vigência até o ano que vem.

Contudo, nesta segunda-feira, 17, boatos de que a empresa estaria abandonando as obras por falta de pagamento levaram o vereador Ivan Krauss (Progressistas) a fazer um questionamento formal ao DNIT.

Um requerimento destinado a Fabricio de Oliveira Galvão, diretor-geral do DNIT, e a Alysson Rodrigo de Andrade, superintendente regional do DNIT de Santa Catarina, solicita esclarecimentos acerca da existência de recursos financeiros destinados ao
pagamento de valores em débitos e a previsão para a continuidade das obras atualmente
paralisadas da BR 280.

 

RESUMO GERADO PELA IA CLARICE

A pavimentação da BR-280, entre Porto União e Mafra, está paralisada, levantando preocupações sobre falta de pagamento à empresa Ápia. O vereador Ivan Krauss questionou o DNIT sobre a situação. O DNIT alega que a interrupção é temporária para correções, aguardando a aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2025 para retomar os serviços.

 

O requerimento cobra as seguintes informações:

1- Se há disponibilidade de recursos financeiros para quitação de débitos pendentes relacionados às obras; 2- A previsão para a retomada e conclusão dos serviços paralisados; 3- Os motivos que levaram à interrupção dos trabalhos e as providências que estão sendo tomadas para solucionar a situação; 4-A terceira faixa e demais melhorias previstas no projeto foram definitivamente canceladas? 5-Informar se procede a informação de que a empresa Ápia teria demitido aproximadamente 120 colaboradores na última semana devido à falta de pagamento.

Krauss explicou que no sábado, 15, conversou com funcionários da Ápia que o informaram sobre a paralisação das obras em razão de uma dívida milionária do DNIT com a Ápia. “O ritmo das obras já teria sido reduzido, inclusive (antes da paralisação)”, disse, ressaltando a importância das melhorias.

 

CONTRAPONTO

O colunista do JMais, Biluka, já havia recebido a mesma informação pela manhã nesta segunda-feira, 17. Ele procurou a assessoria do DNIT que afirmou que a informação não procede.

Por meio de nota, o DNIT informa que o contrato de manutenção da BR-280, no trecho entre Mafra e Porto União, está vigente e ativo. Com 82% dos serviços executados, as equipes contratadas seguem trabalhando em obras de conservação, operações tapa-buraco e na produção de nova sinalização.

“A pedido do DNIT, o trabalho de pavimentação foi, temporariamente, interrompido para avaliação e correções de trechos em Canoinhas, com o objetivo de garantir qualidade e prosseguir com segurança. Para avançar com os demais serviços, o DNIT aguarda a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que permitirá a ampliação das frentes de manutenção na BR-280, assim como em todo o Estado”, conclui a nota. Somente com a LOA aprovada, sugere a nota, será possível honrar financeiramente com o contrato.

A reportagem também procurou o gerente responsável pela obra na rodovia, mas ele apenas confirmou que os trabalhos prosseguem, sem especificar quais trabalhos, afirmando que não poderia dar mais informações.

 

AS OBRAS

Até outubro do ano passado, a Ápia havia concluído mais um trecho com 30 quilômetros de pista recuperada na BR-280, do acesso à Irineópolis até Porto União, entre o km 276 e o km 306. As melhorias integram o Contrato de Restauração e Manutenção (CREMA) e teve investimento de aproximadamente R$ 84 milhões.

O contrato, ainda em vigor, prevê a recuperação das pistas e dos acostamentos e contempla a revitalização de 128,1 quilômetros, entre as cidades de Mafra, Três Barras, Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Porto União. Ao total, 88 quilômetros da rodovia federal já foram revitalizados. Isso significa 80% das obras concluídas.

O plano prevê obras para melhorar acessos, drenagem, sinalização e implantação de terceiras faixas, como a interseção do km 275,5, na entrada de Irineópolis e a elevação da via, no km 269, para reduzir os impactos causados com as enchentes.

Os serviços na BR-280 incluem ainda ações de conservação e manutenção rotineiras, como limpeza da pista e supressão vegetal, ao que, segundo a reportagem apurou, se restringe o trabalho atualmente na rodovia. O contrato prevê investimento total de R$ 250 milhões, sendo que até novembro foram executados R$ 208 milhões, segundo o DNIT.

A BR-280/SC é um dos principais corredores logísticos de Santa Catarina, ligando o Planalto Norte e o Norte do Estado, regiões que são referência em produção do setor moveleiro, de motores elétricos, papel, agronegócio, têxtil, entre outros segmentos econômicos.