Sacerdote foi acometido por um AVC no final de semana
Padre Marcos Antonio Zir, que atuou em Canoinhas e Bela Vista do Toldo, foi hospitalizado no sábado, 11, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Com o agravamento do caso, após sofrer uma parada cardiorrespiratória no domingo, 12, o sacerdote foi transferido nesta segunda-feira, 13, para a UTI do Hospital da Unimed de Chapecó.
O bispo da Diocese de Caçador, Dom Cleocir Bonetti, o acompanha. Após o boletim médico na tarde desta segunda-feira, 13, Dom Cleocir relata que a situação do padre Marcos é bastante grave. “Conversamos com o médico da UTI e com o neurologista, que o acompanha. Sua respiração, basicamente, está sendo de forma mecânica, devido a parada cardiorrespiratória que sofreu e por ter apresentado um quadro de broncoaspiração. A sedação continua. Ainda hoje, será feita uma ressonância de crânio para que haja um esclarecimento maior da área que foi atingida no cérebro, pelo AVC”, afirma o bispo.
Dom Cleocir encerra o relato, pedindo para que todos os fiéis rezem uns pelos outros, em especial neste momento, pelo padre Marcos.
TRAJETÓRIA
Padre Marcos é conhecido na região por ter trabalhado na Paróquia Santa Cruz de Canoinhas. Ele também ajudou na instalação da Paróquia Divino Pai Eterno de Bela Vista do Toldo no ano de 2012. Ele já atuava desde o ano de 2010 no município, quando desligou-se oficialmente da Paróquia de Canoinhas, passando a residir definitivamente no município de Bela Vista do Toldo.
Em 2020, padre Marcos foi transferido e atualmente era o pároco da Paróquia de Salto Veloso.