Vigilância Sanitária apurou denúncia e farmácia será autuada
Pacientes estão reclamando da falta de atendimento nos plantões de farmácias em Canoinhas. A principal reclamação é a falta de atendimento via telefone, já que a farmácia responsável deve deixar um número de contato e permanecer com a porta fechada durante o período do plantão.
Uma moradora relatou ao JMais que precisou levar um familiar na madrugada de domingo, 28, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e que lá a consulta deu tudo certo. Porém, ao procurar a farmácia que estava de plantão não conseguiu comprar o remédio. “Voltamos para casa na mesma, pois não conseguimos remédio”, lamentou.
O JMais entrou em contato com a Prefeitura de Canoinhas e obteve a seguinte resposta:
“A Vigilância Sanitária apurou a denúncia e realmente o paciente não foi atendido. No entanto, a mesma farmácia atendeu um paciente pouco antes, à 1h55 da madrugada. Por isso a farmácia será autuada.
Informamos que a farmácia que não cumprir o plantão está sujeita à multa de 200 UFM. Em caso de reincidência a multa é dobrada e, se houver novamente, o alvará sanitário é cassado.
A Vigilância Sanitária acompanha a prestação de serviços das farmácias e reforça o pedido à população para que as denúncias sejam realizadas quando não houver atendimento. Isso pode ser feito via ouvidora, no WhatsApp (47) 3621-6113.
Ressalta-se que os pacientes moradores de Canoinhas recebem os medicamentos na UPA. O serviço foi implantado em dezembro de 2022. Em média estão sendo dispensados 28 mil medicamentos ao mês na unidade”.