Toda mulher entende que a menopausa é uma parte natural de sua vida. À medida que envelhecem, elas sabem que chegarão a esse estágio da vida mais cedo ou mais tarde. Embora ninguém espere que a menopausa seja um marco importante na vida, as mulheres geralmente se perguntam o que causa menopausa precoce.
Ao longo de suas vidas, as mulheres lidam com vários problemas relacionados à sua saúde reprodutiva. Na maioria dos casos, os problemas com o ciclo reprodutivo da mulher são causados pelo estresse.
Se você não tem certeza de como o estresse está afetando a sua saúde reprodutiva, aqui está tudo o que você precisa saber.
- Impacto na saúde menstrual
A maioria das mulheres concorda que o estresse se tornou uma parte inevitável de suas vidas. Não importa se você está lidando com o estresse relacionado ao seu trabalho ou a questões familiares, ele pode afetar a sua saúde reprodutiva como nada mais.
O estresse emocional e psicológico causado por um estímulo pode afetar o equilíbrio dos seus hormônios, como o estrogênio e a progesterona. Quando esse equilíbrio é perturbado, pode levar a um ciclo menstrual irregular. O estresse pode interromper os ciclos menstruais, levando a períodos perdidos, irregulares ou mais pesados/leves. Ele também pode piorar os sintomas da TPM, como alterações de humor e cólicas.
- Alterações hormonais
Uma vida estressante pode afetar sua saúde reprodutiva. Esses problemas foram documentados e continuam a afetar as mulheres em todo o mundo. Quando se depara com uma situação estressante, o corpo libera hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina.
Embora esses hormônios sejam projetados para ajudar a controlar o estressor imediato, eles também podem ter efeitos de longo prazo sobre os hormônios reprodutivos. De acordo com estudos, o estresse e os desequilíbrios químicos causados por ele também levam a sinais precoces da menopausa.
O estresse crônico pode causar níveis elevados e prolongados de cortisol, o que pode interromper a regulação dos hormônios reprodutivos. Esse distúrbio pode levar a ciclos menstruais irregulares, alterações no fluxo menstrual ou problemas com a ovulação.
- Síndrome pré-menstrual TPM
A TPM é uma série de sintomas que muitas mulheres apresentam nos dias que antecedem a menstruação. De mudanças de humor a inchaço e sensibilidade nos seios, há vários sintomas da TPM. Se você acha que esses sintomas são uma parte natural do seu ciclo, certamente está enganada.
Os sintomas da TPM podem se intensificar com base no estresse da sua vida. A ligação entre o estresse e a TPM está relacionada à forma como o estresse afeta os neurotransmissores e os hormônios que regulam o humor e os sintomas físicos.
- Atraso na ovulação
A ovulação é o processo em que um óvulo é liberado do ovário e é uma parte essencial do ciclo menstrual. Embora seja um dos processos mais naturais do corpo da mulher, ele pode ser interrompido devido a um atraso na ovulação.
Quando você está sob estresse, a produção de hormônios do estresse pelo seu corpo pode interferir nos sinais que desencadeiam a ovulação. Isso pode levar a atrasos na ovulação, o que, por sua vez, afeta o momento da menstruação. A ovulação atrasada também pode levar a períodos irregulares ou ciclos mais longos, pois o momento da liberação do óvulo se torna inconsistente.