Universidade do Contestado, campus Canoinhas, retoma o curso de Licenciatura em Pedagogia presencial
Vinícius Alves da Silva*
Há alguns anos, o ensino escolar se baseava em um conjunto de disciplinas determinadas para cada série, em que os alunos recebiam lições que os ensinavam a passar em provas de caráter avaliativo classificatório. Atualmente, essa visão de ensino foi reestruturada, e a educação hoje, ainda que tenha seus processos avaliativos, busca um olhar integral para os estudantes, propondo que se desenvolvam completamente por meio de habilidades e competências que levarão para toda a vida.
Os desafios para a educação do século XXI são intensos devido ao dinamismo da sociedade contemporânea. A sociedade está em um ritmo frenético e o problema é que a educação atual ainda está em passos lentos. O ensino escolar ainda tenta resolver os problemas do século XXI, utilizando conceitos do século XX. A Sociedade avançou e a escola, não.
A forma de ensinar e transmitir conhecimento mudou muito e muda constantemente em um dinamismo acelerado, por motivos diversos, que podem estar relacionados com a inovação tecnológica até as novas exigências do mercado de trabalho. Percebe-se que há urgência em proporcionar aos jovens a dinâmica escolar que eles realmente necessitam. O mundo muda.
Nesta perspectiva, o ensino tradicional não atende mais às necessidades dos alunos contemporâneos. Neste processo, o professor precisa ser um mediador que analisa os acontecimentos da sociedade e a relação deles com os sujeitos. O resultado deste processo é o desenvolvimento de um pensamento dinâmico, crítico e reflexivo que a sociedade contemporânea necessita.
É necessário encontrar maneiras para motivar os estudantes a enfrentar os obstáculos que surgem durante a vida escolar. A atuação do professor em sala de aula precisa contribuir para a transformação de pessoas que fazem a transformação no mundo. A Escola de hoje requer um professor mais crítico, criativo, que participe e que empreenda.
É nesta perspectiva de ensino e aprendizagem que a Universidade do Contestado, campus Canoinhas, retoma o curso de Licenciatura em Pedagogia presencial, com um ensino voltado para as estratégias pedagógicas que visem o desenvolvimento integral do estudante. Para que isto aconteça, se faz necessário preparar os acadêmicos do curso para os grandes desafios da educação do século XXI. A sociedade muda constantemente e a educação precisa acompanhar estas mudanças.
*Vinicius Alves da Silva é mestre em Educação, pesquisador e publica artigos e relatos de experiências nas temáticas da educação, cultura e diversidade Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Professor coordenador do curso de Pedagogia da UNC Canoinhas