segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Núcleo de assistentes sociais da região elege nova diretoria

Últimas Notícias

- Ads -

Palestra marcou evento na sexta-feira, 24

Na sexta-feira, 24, o Núcleo do Conselho Regional de Serviço Social (Nucress) Planalto Norte, realizou evento em homenagem ao Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. As assistentes sociais Raquel Haack, que atua no Centro Regional de Assistência Social (Cras) de Rio Negrinho, no Serviço de Atendimento no Domicílio para Idosos e Pessoas com Deficiência; Eloisa Maria Dore, assistente social da Apae de Canoinhas; e Viviana Wachtel Seleme, assistente social no Programa Psicossocial para Crianças e Adolescentes de Canoinhas, abordaram o tema deste ano: “Nossa Liberdade Anticapacitista”.

As falas do “Café com Prosa” foram pautadas na importância de garantir a autonomia profissional, formação contínua, articulação entre as políticas públicas para a garantia de direitos e fortalecimento da categoria com destaque para revisão de conceitos, fundamentação e normas que vedam atos e condutas discriminatórias e/ou preconceituosas contra pessoas com deficiência no exercício profissional.

Elas abordaram, também, sobre como o Conjunto Cfess-Cress vem tratando o tema do Capacitismo em diversos âmbitos.

O grupo de assistentes sociais presentes, representou vários municípios da região, como Mafra, Itaiópolis, Três Barras, Rio Negrinho e Canoinhas e deliberou sobre a nova coordenação do Nucress Planalto Norte para o triênio 2024-2027.

A nova diretoria ficou composta pela cordenadora Viviana Wachtel Seleme (Canoinhas), vice-coordenadora Raquel Hack (Rio Negrinho), primeira secretária Zenici Dreher Herbst (Canoinhas) e segunda secretária Áurea Bastos Davet (Itaiópolis).

Além disso, a coordenadora do triênio 2021-2024 fez um resgate das ações realizadas no período, abordando a importância do espaço do Nucress para os assistentes sociais da região. “O momento foi de reflexão qualificada sobre o tema e práticas que caracterizam o capacitismo, trazendo um debate técnico e legítimo”, explica a primeira secretária, Zenici.