Juliana Maciel Hoppe será a primeira presidente mulher da Associação
PRESTÍGIO
A eleição da nova mesa diretora da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) na sexta passada, dando a presidência, pela primeira vez a duas mulheres – a prefeita reeleita de Canoinhas, Juliana Maciel Hoppe (PL) será 1ª presidente e a prefeita eleita de Major Vieira, Aline Ruthes (PSD) será a 2ª presidente – mostra prestígio inédito dado a mulheres. Carlinhos Schiessl, prefeito eleito de Bela Vista do Toldo, na vice-presidência, mostra mais que uma questão de gênero, uma oportunidade para as três cidades usarem do apoio regional para impulsionarem seu desenvolvimento.
Isso porque há muito o que aprender com cidades como Mafra, que deixou Canoinhas comendo poeira nos últimos anos, tendo um salto desenvolvimento, mesmo tendo o mesmo tamanho e arrecadação parecida com a da cidade vizinha. Porto União, quase 100% asfaltada, então, tem muito a nos ensinar. É hora de usar a liderança para aprender e absorver informações que levem a uma conhecimento mais claro do que há de diferente por aqui.
O grande objetivo da Amplanorte é desenvolver a região e não há oportunidade melhor e mais conveniente para que isso ocorra quando os dez prefeitos que a compõem decidem entregar a presidência e vice-presidência a três das cidades menos desenvolvidas da região.
POSSE
A Câmara de Canoinhas deve votar nesta segunda, 9, projeto de resolução que define para às 17 horas de 1º de janeiro de 2025 a posse dos novos vereadores, além da prefeita e vice-prefeita.
IFSC
O governo federal anunciou o repasse de imóveis para a construção de campi de instituições de ensino da rede federal de educação profissional e tecnológica. Em Santa Catarina, os anúncios resultaram em transferências de terrenos para a construção de um novo campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Mafra e outro do Instituto Federal Catarinense (IFC).
NO PÁREO
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), anunciou, em entrevista ao Grupo ND, que renunciará ao cargo em maio de 2026 para se dedicar a um novo projeto político.
Rodrigues reafirmou sua intenção de disputar o governo de Santa Catarina nas próximas eleições, destacando que essa decisão dependerá do apoio popular. “Não adianta combinar com um partido, tem que combinar com o povo”, afirmou.
GRANDE CASTIGO
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) decidiu aposentar compulsoriamente um juiz catarinense que foi preso em maio de 2023, acusado de tráfico de drogas e abuso de autoridade. A punição é de natureza administrativa. No âmbito criminal, o juiz Tiago Fachin, que era titular da 1ª Vara Cível de Rio do Sul na época da operação do Gaeco, foi absolvido da acusação de tráfico de drogas e condenado a oito meses de prisão por abuso de autoridade.
Agora, veio a terrível punição na esfera do TJSC: ele será aposentado compulsoriamente com direito ao gordo salário pelo resto da vida.
EMENDAS
Saiu o relatório das emendas de bancada apresentadas pelos parlamentares de Santa Catarina para o Orçamento 2025. São mais de R$ 528 milhões, e a maior fatia de recursos foi direcionada para ações de Saúde e para o agronegócio. As emendas foram protocoladas pelo presidente do fórum parlamentar, deputado Valdir Cobalchini (MDB).
CÂMERAS

A primeira fase do edital do Ministério da Justiça para financiamento de câmeras corporais policiais teve nove Estados habilitados e passarão para a próxima fase. Eram 14 estados inscritos.
O Governo de Santa Catarina não se inscreveu, apesar da falta de recursos ter sido a principal justificativa para o encerramento do programa de utilização das câmeras corporais no Estado, que foi pioneiro na implantação dessa política. A informação é da colunista da NSC, Dagmara Spautz.
O projeto começou a funcionar em 2019 e foi encerrado recentemente pela Polícia Militar.