Césão do Táxi exibiu vídeo com más condições de ônibus escolar
SEM RECUO
A oposição à prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) voltou a investir contra o governo na sessão desta segunda-feira, 28, da Câmara. O vereador Césão do Táxi (MDB) usou a tribuna para exibir um vídeo que mostra condições precárias de um ônibus usado para transporte escolar.
O vereador Edmilson Verka (UB) disse que se trata de um ônibus reserva que já não está mais em circulação. “Foram tomadas as providências necessárias”, afirmou ao repetir uma conversa que teve com o secretário de Educação, James Brey.
Césão reafirmou que não se trata de um ônibus reserva. Verka propôs que ele e Césão procurem Brey nesta terça-feira, 29, para tirar a história a limpo. Césão topou.
A situação foi motivo para comentários tanto de Césão quanto da correligionária Tatiane Carvalho (MDB) sobre nota da coluna que sugeriu um recuo por parte da oposição a pedido de um emedebista de alta plumagem que veio a Canoinhas abordar a questão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas. “Não vamos recuar. E não adianta mandar ninguém vir tentar nos calar porque isso só vai piorar”, afirmou Tatiane.
A PROPÓSITO
Césão do Táxi fez requerimento ao secretário James Brey solicitando informações sobre o transporte escolar:
1. O valor dos contratos atualmente em vigor.
2. As empresas que estão responsáveis pelo transporte escolar na cidade.
3. O valor pago por quilômetro rodado em cada um desses contratos.
4. Se houve aumento nos valores de um ano para o outro, e, caso sim, quais foram os percentuais e as justificativas para essas mudanças.
5. Como são feitas a manutenção e as vistorias dos veículos utilizados no transporte escolar.
POSIÇÃO
Sobre a liminar concedida pela Justiça contra suspeitos de promover perseguição à prefeita Juliana Maciel Hoppe, ela decidiu se pronunciar ontem:
“Sobre o processo não irei me manifestar porque corre em segredo de Justiça, mas reitero que como mulher e prefeita, defendo a democracia, o respeito e a dignidade. Atos de perseguição não intimidam apenas a mim — ameaçam toda a sociedade. A Justiça reafirma: toda mulher tem direito de atuar sem medo. Críticas são legítimas; ameaças, não.
Seguirei firme, com gestão transparente, construindo uma Canoinhas mais justa para todos.”
ROTATIVO

A vereadora Kátia Oliskowski apresentou um requerimento pedindo que um ofício seja enviado à prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) para tratar do estacionamento rotativo. No documento, ela solicita a revisão do sistema de estacionamento rotativo na cidade de Canoinhas. Entre os pedidos, estão a adequação do sistema, a entrega de cópias de todas as notificações e penalidades aplicadas à empresa responsável pelo estacionamento, assim como as respostas que a concessionária apresentou.
Além disso, a vereadora quer saber se os impostos municipais gerados pelo serviço de estacionamento rotativo estão sendo devidamente destinados, já que as notas fiscais emitidas pela empresa têm endereço em Rio Negrinho. O requerimento faz referência a um ofício do Cetran-SC, que aponta algumas irregularidades na operação atual do sistema, especialmente no que diz respeito à regularização de infrações através do pagamento de créditos, sem que haja a presença de um agente de trânsito para constatar a infração. Essa prática vai contra o que determina o Código de Trânsito Brasileiro, a Constituição Federal e a jurisprudência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Diante disso, Kátia destaca a importância de uma rápida adequação do sistema, uma vez que regularizar sem a devida autuação é uma violação das leis vigentes. Ela solicita que o município faça os ajustes necessários para garantir que o serviço esteja em conformidade com a legislação, protegendo assim os direitos dos usuários.
“Se Deus fez algo melhor que mulher, guardou pra ele”
do prefeito de Bela Vista do Toldo, Carlinhos Schiessl (MDB), feliz com a festa de 31 anos da cidade, ao comentar a beleza da rainha e princesas da festança
EMENDOU
A maioria das prefeituras da região vai emendar o feriado de 1º de maio. É o caso de Major Vieira, que já publicou portaria. Os servidores públicos param na quarta-feira, 30, e retornam só na segunda-feira, 5.
NO AR
O governo do Estado lançou, em meados de abril, uma licitação para contratação de serviço de táxi aéreo por helicóptero. O custo previsto é de R$ 7,5 milhões por ano para o uso de uma aeronave com capacidade mínimo de cinco lugares, além de piloto e copiloto. A informação é do colunista da NSC, Anderson Silva.