Chefe da delegacia regional da PRF de Mafra fala sobre acidente que vitimou o empresário Malo Davet
Na semana passada, no dia 19 de fevereiro, um acidente trágico na BR-116, em Mafra, tirou a vida do empresário canoinhense Osmario Davet Junior, conhecido como Malo, proprietário do Despachante Davet. Ronaldo Paiva, chefe da delegacia regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mafra, compartilhou detalhes sobre o ocorrido em uma entrevista a este colunista.
“Ele ocorreu por volta das 17h35, no quilômetro 10,8 da BR-116, em Mafra. Sentido decrescente, significa que esses veículos estavam em direção à Mafra. Seguiam três veículos em fila, um atrás do outro, e eles dirigiam normalmente quando houve a necessidade de eles diminuírem a velocidade, por conta do tráfego à frente. E veio um quarto veículo, esse quarto veículo não conseguiu diminuir a velocidade”, conta o policial.
Segundo Paiva, chovia no momento do acidente. “No local estava a pista molhada, chovia fino, uma chuva fina. E esse quarto veículo não conseguiu frear, não conseguiu diminuir a velocidade. Não se sabe o motivo, mas ele colidiu na traseira do primeiro veículo que ele encontrou”.
O veículo atingido foi justamente o Fiat Fastback, que era conduzido por Davet. “Ele bateu na traseira desse veículo e esse veículo foi para a contramão. Quando esse veículo vai para a contramão, no outro sentido, sentido contrário, vinha um Fiat Ducato. E houve, então, a colisão frontal. O caminhãozinho, um Volkswagen 12.170, colidiu na traseira do Fastback. O Fastback foi para a contramão e colidiu frontalmente com o Fiat Ducato”, explica.
Devido ao impacto, o condutor do Fastback, Malo Davet, como era conhecido, acabou falecendo no local.
Osmario Davet Filho tinha 64 anos/Reprodução
Além disso, os veículos que estavam à frente do Fastback também colidiram, totalizando cinco veículos envolvidos na tragédia. A rodovia precisou ser interditada por cerca de três horas para permitir os trabalhos de perícia e limpeza. Embora a estrada estivesse bem sinalizada e em boas condições, Paiva enfatiza a importância de redobrarmos a atenção ao dirigir. “Se os motoristas não forem prudentes e não respeitarem os limites de velocidade, a tendência é que acidentes graves continuem a ocorrer”, lamentou.
Ele ainda destacou que, no ano passado, o número de óbitos na região da PRF de Mafra aumentou mais de 100%. “A gente não quer que isso se torne comum, a notícia dessa de um óbito de um conhecido, de um parente, de um amigo”, finaliza o chefe da delegacia regional da PRF.
HOMENAGEM MERECIDA
Em uma demonstração de solidariedade e reconhecimento, a Câmara Municipal de Canoinhas, em sua sessão desta segunda-feira, 24, decidiu parabenizar o enfermeiro Juliano Posonski. Ele se destacou pela atuação exemplar no resgate das vítimas desse acidente na BR-116.
Juliano, que além de enfermeiro e técnico de Enfermagem, é também bombeiro comunitário, mostrou coragem e dedicação ao prestar atendimento emergencial no momento crítico. “Seu compromisso com o cuidado ao próximo e seu profissionalismo são dignos de reconhecimento e servem de inspiração para a comunidade. Profissionais como Juliano fazem a diferença e reforçam a importância do trabalho conjunto entre os serviços de saúde e emergência na proteção da população”, enfatizaram os vereadores.
Em meio a tragédias, é essencial lembrar que gestos de coragem e solidariedade podem salvar vidas e trazer esperança.
