Ponto central do programa são obras de Antonio Cândido do Amaral
Entre os dias 19 e 21 de março, o grupo Ilex Ensemble apresentará uma série de concertos gratuitos em diversos locais de Canoinhas. A programação faz parte das ações itinerantes da Oficina de Música da região do Contestado.
Os músicos Matheus Prust (violino) e Roger Burmester (guitarra barroca) conduzirão o público em uma viagem pelo passado musical nacional. Com o título “Seresta Brasileira”, o duo apresenta peças de diversos estilos compostas entre os séculos XVIII e XX. Para isso, utilizam instrumentos de época, resgatando sonoridades e práticas interpretativas históricas.
No concerto, a seresta aparece como fio condutor do repertório, destacando seu papel na tradição musical brasileira. Originada no período colonial, consolidou-se nos séculos XIX e XX como uma forma de expressão sentimental, muito presente em encontros musicais e serenatas.
PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira, 21, às 19h, o público geral poderá acompanhar o concerto no Museu de Arte Alvanir Vieira (ao lado do Queluz). A entrada é gratuita, sujeita à lotação.
Além disso, instituições como a Apae, Lares de Idosos, Arad e escolas da Rede Municipal de Ensino receberão apresentações ao longo da semana. A iniciativa busca descentralizar ações culturais e democratizar o acesso à arte em Canoinhas, como uma das missões da Oficina de Música.
DESTAQUE
O ponto central do programa são as obras de Antonio Cândido do Amaral. Músico negro catarinense, nascido em Lajes em 1867, à época da escravidão, viveu em Canoinhas na década de 1910. Pianista de cinema, líder de orquestra de bailes e professor, Antonio Cândido também foi testemunha das batalhas da Guerra do Contestado, período no qual compôs diversas obras que chegaram aos nossos dias. Essas composições, recentemente descobertas por Matheus Prust, que também é musicólogo, serão apresentadas em primeira mão no concerto “Seresta Brasileira”.
Segundo o músico Roger Burmester, “o público terá a oportunidade de percorrer a história da música brasileira através de um repertório ainda pouco explorado, mas muito representativo da nossa cultura”. De acordo com Prust, “o programa é um convite para mergulharmos no passado e na música de nossos ancestrais”.
FOMENTO
A programação conta com fomento do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PNAB), mecanismo de incentivo que visa fomentar projetos artísticos e culturais em diversas regiões do país. O edital de seleção foi promovido pela Fundação Cultural “Helmy Wendt Mayer” e pela Prefeitura Municipal de Canoinhas, fortalecendo a valorização da música histórica e dos artistas locais.