Responsável pelo órgão afirma que administração municipal está ciente e acatou as recomendações do Ministério Público
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou ao Município de Três Barras, que promova adequações físicas necessárias na sede do Procon e contrate ou faça a cessão de servidores para qualificar e agilizar o serviço aos consumidores tresbarrenses.
As ações de melhorias integram o Programa Fortalece Procon, do MPSC, que tem o objetivo de sensibilizar os gestores locais quanto à importância de oferecer uma estrutura mínima de atendimento ao consumidor nos municípios.
Segundo a Recomendação, o executivo municipal deve melhorar a identidade visual da Sede do Procon, bem como disponibilizar cadeiras na sala de espera. A promotora de Justiça Ana Carolina Ceriotti salienta que também deve ser reestruturado o quadro de funcionários, com a contratação ou a realocação de pelo menos três servidores.

“Atualmente há apenas uma pessoa para realizar todo o atendimento ao público e o serviço burocrático. O Município deverá promover contratação ou realocação de mais um estagiário de graduação em Direito, para auxiliar nos encaminhamentos administrativos e jurídicos do órgão”, pontuou a promotora de Justiça, Ana Carolina Ceriotti.
A Administração Municipal deve realizar, ainda, a compra de um computador para agilizar o serviço prestado.
A promotora de Justiça reitera que “a Recomendação não esgota a atuação do MPSC sobre o Procon de Três Barras. Não exclui futuras recomendações ou outras iniciativas em relação ao destinatário, bem como outros eventuais responsáveis”. O Município tem cinco dias para se manifestar sobre as medidas a serem tomadas.
RESPOSTA DO PROCON
O coordenador do Procon de Três Barras, André da Cruz, informa que a administração municipal está ciente e acatou as recomendações do Ministério Público (MP), relacionadas a adequações na estrutura física de sua sede, como também no atendimento ao público.
Sendo assim, já está sendo providenciado a aquisição de novo mobiliário, como longarina com três lugares; mais cadeiras para o atendimento aos usuários; balcão de recepção e bebedouro. Também será feita identificação visual do local e, ainda, a contratação de dois a três servidores – sendo um deles como estagiário e que esteja matriculado no curso de Direito – conforme sugestões do MP.
*Com informações do MPSC