Sanepar diz que falta de água foi causada por um vazamento
Bairros de Porto União registraram falta de água entre a terça-feira, 25, e a quarta-feira, 26. Segundo representante da da subestação de União da Vitória da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o desabastecimento foi causado por um vazamento. O aumento no consumo devido as altas temperaturas também foi um fator relevante.
Devido a situação, que se repetiu anteriormente, o município de Porto União informou em nota que o Ministério Público instaurou um inquérito civil, obrigando a Sanepar a apresentar, dentro do prazo de três dias, um relatório contendo as seguintes informações:
1) os locais afetados e os períodos exatos de interrupção;
2) as razões individualizadas de cada interrupção, de modo documentado;
3) o aviso, prévio ou simultâneo, sobre a interrupção às comunidades e usuários afetados, de modo documentado;
4) o prazo previsto para restabelecimento de todos os pontos interrompidos.
“A Sanepar não está cumprindo com a sua obrigação aqui em nosso município. No ano passado eu estive em Curitiba conversando com o presidente da Sanepar. Nós falamos do problema, nós sabíamos que isso iria acontecer agora no verão e, infelizmente, as providências não foram tomadas. Então não tem mais o que fazer a não ser recorrer ao promotor de justiça, ao Ministério Público, para que possam nos ajudar, nos auxiliar para que possamos resolver de uma vez por todas esse problema”, comenta o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach.
A nota informa, ainda, que o município acionará a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) para providências cabíveis.
Confira a nota na íntegra
“Os munícipes de Porto União, principalmente dos bairros mais altos, vêm sofrendo ano após ano com a falta de água. A SANEPAR, estatal que atua na cidade de Porto União e de União da Vitória, é a empresa responsável pelo abastecimento.
Por treze anos a SANEPAR atuou em nosso município sem contrato, o que era usado como justificativa para a falta de investimento em melhorias para acompanhar o crescimento da população e o aumento de residências nos bairros mais altos.
Para colocar definitivamente um fim nesse problema, no dia 31 de março de 2018, o contrato com a SANEPAR foi devidamente oficializado e com ele, a promessa de investimentos substanciais. O contrato assinado com a validade de 30 anos prevê investimentos acima de 60 milhões de reais e nele a companhia estabelece algumas metas que a empresa deverá cumprir, além de investimentos em diversas áreas, como ampliação do sistema de esgotamento sanitário e melhoria no abastecimento de água.
Na época o prefeito Eliseu Mibach chegou a comemorar. “O município estava sem investimento nenhum por parte da companhia, e agora, com investimentos, ganha-se em qualidade de vida para os munícipes, melhorando os índices de Porto União”, completa.
Os problemas não acabaram com a assinatura do contrato tanto que em agosto do ano passado, por ocasião dos repetidos episódios de falta de abastecimento, Eliseu e sua equipe se deslocaram para Curitiba. A comitiva esteve na Sede da SANEPAR para a repactuação da meta de tratamento de esgoto.
Aproveitando a ocasião onde estavam presentes Elerian Zanetti, Diretor Comercial; Claudio Stabile , Chefe Executivo e Anderson Coelho, Gerente de Comissões, Eliseu cobrou soluções para os problemas constantes de interrupção do fornecimento de água nos locais mais altos da cidade, como São Pedro e Vice King, onde foi prometido solução imediata com ajustes nos projetos e investimentos urgentes.“