domingo, 20

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Mostrando liderança de Juliana, pesquisa contrapõe levantamento explorado por Basilio

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Instituto é o mesmo que cravou vitória de Juliana em 2022

PESQUISAS

Juliana Maciel Hoppe (PL) venceria com folga as eleições municipais em Canoinhas, segundo levantamento da Vox Civitas Pesquisas, o mesmo instituto que cravou sua vitória em 2022. Pela pesquisa registrada a candidata à reeleição está com 49,8% das intenções de voto na corrida pela prefeitura. No registro do TRE a pesquisa apareça como uma iniciativa do próprio instituto.

Pelo resultado divulgado neste sábado, 28, a vantagem de Juliana é difícil de ser revertida: ela tem o dobro das intenções de voto do segundo colocado, que aparece como preferência somente para 23,9% do eleitorado (Paulo Basílio). Na sequência estão Andrey Watzko (4,2%), Cleverton Durau (2,2%) e Samuel Lubke (1,2%).

A pesquisa foi feita presencialmente e entrevistou 593 pessoas de 16 anos ou mais, em Canoinhas, entre 26 e 27 de setembro. Foi registrada na Justiça Eleitoral sob número TSE nº SC-01461/2024 e realizada pela Vox Civitas Pesquisas, nome comercial utilizado pela empresa Nilson Antonio Gonçalves de Souza Ltda | Clenix Comunicação. A margem de erro é de 4 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Confira o resultado:
Pergunta estimulada feita aos participantes: se as eleições fossem hoje e esses os candidatos, em quem você votaria?
Juliana/Zenilda: 49,8%
Paulo Basílio/Beto Faria: 23,9%
Andrey Watzko/Roberto Bradonski: 4,2%
Cleverton Durau/Chicão Caminhoneiro: 2,2%
Samuel Lubke/Pastor Elias: 1,2%
Branco/Nulo: 4,3%
Não sabe/não respondeu: 14,4%.






CONTRAPONTO

O resultado da pesquisa é bem diferente do levantamento feito pela Rumo Pesquisas e Marketing a pedido da Rádio Clube de Canoinhas há duas semanas. A pesquisa aponta empate técnico entre Juliana e Paulo Basilio (MDB). Juliana tem 32,9% das intenções, seguida de Basilio com 30,8% das intenções. Watzko aparece bem atrás com 7,9%, seguido de Durau com 5,1% e Lubke com 2%. Indecisos somam 16,9% e brancos e nulos, 4,4%.

“Esta é a segunda pesquisa divulgada nas eleições municipais de 2024.
A primeira, encomenda da Rádio Clube de Canoinhas, foi convenientemente usada pela propaganda da campanha de Paulo Basílio (MDB), que conta com o incondicional apoio do PSD, partido que elegeu Beto Passos, ex-prefeito preso e locutor da Clube por muitos anos”, afirmou a campanha de Juliana no material divulgado à imprensa na manhã deste sábado.






DADOS

A pesquisa divulgada neste sábado apresenta as respostas a apenas uma das questões. Os pesquisados foram perguntados, ainda, sobre rejeição e a opinião de quem deve ganhar independente da escolha do eleitor.





COINCIDÊNCIA

Apesar de terem sido feitas por duas empresas distintas, as duas pesquisas – da Rádio Clube e a divulgada por Juliana – têm a mesma técnica estatística, Usiara Britto.





MAIS UMA

Há mais uma pesquisa registrada no site do TRE a ser divulgada na próxima semana. Também da Vox Civitas Pesquisas.






PEGA FOGO

Essa guerra de pesquisas deve descambar em dedo na cara da própria promotora do debate que ocorre neste sábado na Rádio Clube, que encomendou a pesquisa apontada pela campanha de Juliana como convenientemente usada por Basilio.







VALORES

A pesquisa da Rádio Clube custou R$ 12 mil, metade do preço registrado pela Vox Civitas Pesquisas.