domingo, 20

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Morre padre Marcos Zir, que atuou em Canoinhas e Bela Vista do Toldo

Últimas Notícias

- Ads -

Sacerdote foi acometido por um AVC em 11 de dezembro

Após dois meses internado, faleceu nesta quinta-feira, 10, aos 51 anos, o padre Marcos Antonio Zir, sacerdote que atuou em Canoinhas e Bela Vista do Toldo. A informação foi divulgada por algumas paróquias da Diocese de Caçador. Ele estava hospitalizado desde o dia 11 de dezembro do ano passado, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Com o agravamento do caso, após sofrer uma parada cardiorrespiratória no dia seguinte, padre Marcos foi transferido no dia 13 de dezembro, para a UTI do Hospital da Unimed de Chapecó.

O bispo dom Cleocir Bonetti, na semana passada, quando esteve na Fartura, no interior de Canoinhas, apresentou o quadro clínico dele para a comunidade. Segundo dom Cleocir, ele respirava com apoio de ventiladores, e lutava contra bactérias que se alojavam em seu pulmão, por conta da sonda.

A Paróquia Santa Juliana de Salto Veloso, onde padre Marcos trabalhava em 2021, atualizava diariamente o quadro clínico do religioso durante o período de internação. De acordo com o boletim publicado pela Paróquia Santa Juliana nesta quarta-feira, 9, ele havia sido transferido da UTI para o quarto.

O local e horário do velório ainda não foram divulgados, mas haverá missa de corpo presente com o clero da Diocese.



TRAJETÓRIA

Padre Marcos é conhecido na região por ter trabalhado na Paróquia Santa Cruz de Canoinhas. Ele também ajudou na instalação da Paróquia Divino Pai Eterno de Bela Vista do Toldo no ano de 2012. Ele já atuava desde o ano de 2010 no município, quando desligou-se oficialmente da Paróquia de Canoinhas, passando a residir definitivamente no município de Bela Vista do Toldo. 

Em 2020, padre Marcos foi transferido e atualmente era o pároco da Paróquia Santa Juliana de Salto Veloso.