Câmara de Vereadores fez sessão itinerante no distrito nesta segunda-feira, 27
ITINERANTE
A Câmara de Canoinhas fez ontem sessão itinerante no distrito de Felipe Schmidt. Entre as demandas discutidas está a instalação de uma academia ao ar livre na Unidade de Saúde de Felipe Schmidt. Outra demanda que mereceu atenção dos vereadores foi a construção de uma capela mortuária na localidade vizinha de Valinhos.
A construção de uma quadra de society no distrito também esteve na pauta.
Também foi apresentada a proposta de um estudo de viabilidade para a implantação de uma equipe volante para áreas da cidade que não são cobertas pelas equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), caso de Felipe Schmidt.
A fiscalização na limpeza dos terrenos particulares do distrito também mereceu a atenção dos vereadores. Eles propuseram que se notifique os proprietários para que efetuem a limpeza, bem como a limpeza dos terrenos de propriedade da Prefeitura.
Claro que não poderia faltar o pedido por melhoria e manutenção contínua das estradas de acesso ao distrito, bem como a limpeza das valetas. Também foram solicitadas melhorias nos bueiros e sistemas de drenagem no trevo e vias de acesso ao distrito.
Também foi solicitada a finalização da obra de manutenção da estrada de Erval Bonito até Paciência dos Neves e a revitalização completa da estrada que liga a BR 280 até a sede do distrito com tubulação, patrolamento, colocação de pedra brita e cascalho, com programação de manutenção mensal da via. Também foram pedidas melhorias na estrada que liga a sede do distrito ao centro da cidade passando por Lageado, Paciência dos Neves e Fartura, com patrolamento, colocação de material e cronograma mensal de manutenção. Pediram ainda a colocação de tubulação e meios-fios nas ruas do perímetro urbano da sede do distrito e quando possível colocação de antipó.
Outro pedido, este para a Epagri, foi de implantar um programa de incentivo ao cultivo de pitaia no distrito de Felipe Schmidt, observando que alguns moradores já realizam esse cultivo e têm apresentado sucesso no cultivo.
Na área da Saúde, foi solicitada a manutenção, reforma e a limpeza do Posto de Saúde do distrito, além da possibilidade de aumentar os atendimentos com consultas semanais e a disponibilização de um profissional da saúde para dar expediente todos os dias no Posto.

A prefeita Juliana Maciel (PSDB) e seu vice, Marcos Homer (Podemos), além de secretários Franciele Colla Costa (Saúde), Rafaela Seleme (Meio Ambiente), Carlos Eduardo Vipievski (gabinete), Mauricio Scheuer (Habitação e Obras), Luis Mario Dranka (Desenvolvimento Econômico), Vande Dombroski (Agricultura), Maria Herminia Moreschi (Assistência Social), Sonia Groskopf (Educação) e Juliane Muchaloski Slabadack Ferraz (Administração) participaram da sessão.
“Não é um lugar onde a gente quer, mas é necessário e a gente tem de ir, (…) vocês estão no caminho certo”
Do vereador Adilson Steidel (PSDB) defendendo a criação de uma capela mortuária em Valinhos
MARCHA
Santa Catarina tem 130 prefeitos confirmados na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento começa nesta segunda-feira, 27, e segue até quinta-feira, 30, na capital federal.
Do Planalto Norte estão participando o prefeito de Mafra, Emerson Mass; o de Irineópolis, Lademir Arcari; e o de Monte Castelo, Jean Carlos Medeiros.
14%
O projeto de lei que revoga a alíquota de 14% sobre o salário de servidores aposentados e pensionistas tem recebido reforço na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Além do autor da proposta, deputado Fabiano da Luz (PT), outros nove parlamentares também assinaram e aderiram à proposta até esta segunda-feira, 27, número que representa um quarto da Casa.
EMERGÊNCIA
Está em análise no governo de Santa Catarina um decreto de emergência na saúde por conta da dengue. Reuniões ocorreram ontem para discutir o cenário. A região que mais preocupa é a Grande Florianópolis. As demais doenças que lotam hospitais em Santa Catarina também podem ser levadas em consideração.
5,6%
Deve ser o reajuste dos medicamentos em abril
PARTICULARES

O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB-SC) usou a tribuna da Câmara, em Brasília, para externar a sua decepção com o que encontrou ao tomar posse. O parlamentar está no seu primeiro mandato e integra três comissões importantes: Constituição e Justiça (CCJ), Finanças e Tributação (CFT) e Viação e Transportes (CVT).
“Criei muita expectativa e achei que chegaria aqui e iria encontrar parlamentares dispostos a debater temas e projetos que mudassem a vida das pessoas. Mas encontrei justamente o contrário. Chega de olhar para trás e para o nosso próprio umbigo. Precisamos fazer o país avançar. Somos muito bem pagos e precisamos dar retorno aos eleitores. Chega de perder tempo com o que não leva a nada”, criticou.
SEGURANÇA
O governador Jorginho Mello (PL ainda não escolheu seu secretário de Segurança Pública. Na sexta ele se reuniu com Giovani Eduardo Adriano, que foi chefe da Polícia Científica e o último presidente do agora extinto Colegiado Superior de Segurança em Santa Catarina. A Secretaria de Segurança Pública é a única que está sem nome na nova gestão.