Paulinho Basílio será candidato a prefeito com Beto Faria na vice
O MDB fez sua convenção na tarde deste sábado, 3, em Canoinhas, confirmando chapa pura na disputa majoritária. Paulinho Basílio será candidato a prefeito tendo como candidato a vice, o ex-prefeito Beto Faria. O evento aconteceu na sede da Câmara de Vereadores.
Antes da confirmação da chapa, os candidatos a vereador pelo MDB se apresentaram. Em seguida, os filiados ao partido aclamaram a chapa por unanimidade.
Beto Faria discursou na sequência. Ele iniciou lembrando as palavras de Luiz Henrique da Silveira, grande nome do partido já falecido, mas que historicamente é reconhecido como um dos elos a unir o partido estadualmente. “Para honrar tudo o que o MDB fez por Canoinhas, para representar todo esse legado hesitoso é que estamos aqui”, disse Faria justificando sua candidatura a vice. “Com dedicação vamos realizar muito mais ainda por Canoinhas para que toda a nossa comunidade receba o que merece”, afirmou. Ele ainda explicou porque desistiu da candidatura a prefeito. “Em razão de motivos profissionais me prejudicariam no processo administrativo futuramente. Após reflexão muito difícil tomei essa decisão. Pensei por muito tempo, mas tive de tomar essa decisão”, afirmou, elogiando, também, a postura de Paulinho Basílio e colocando sua juventude como uma grande vantagem. “Tenho certeza que você será um grande prefeito para a nossa comunidade”, afirmou. Falou, ainda, em valorizar os agricultores. Concluiu convocando a militância “a visitar casa por casa, com alegria e vontade de vencer”.
Basilio falou em seguida. Começou elogiando Faria, lembrando que ele “saiu de cabeça erguida da prefeitura (Faria foi prefeito entre 2012 e 2016) e não precisaria ser candidato a vice, mas ele não roeu a corda e está aqui para recuperar tudo que nos roubaram, e o que que nos roubaram? A esperança, hoje ninguém quer falar de política por causa disso”, afirmou em uma sutil menção a corrupção que levou o ex-prefeito Beto Passos e seu vice, Renato Pike, à cadeia. Ele agradeceu ao PSD, “que mesmo tendo capacidade de disputar a prefeitura, aceitou humildemente. Com total desprendimento, disseram, ‘nós iremos apoiar o MDB, mesmo com chapa pura'”, disse pedindo que os vereadores do PSD se levantassem para serem aplaudidos. “Não somos o partido que tem mais dinheiro para essa campanha. Mas aqui desse lado está a verdade, o trabalho e a seriedade para lutar por Canoinhas”, garantiu. “Só precisamos de sola de sapato e saliva”, encerrou seu discurso.
PERFIL

Paulo Roberto Ghislandi Basílio tem 30 anos de idade, é filho da professora Liz Regina Ghislandi e do ex-secretário de Saúde de Canoinhas, Roberto Basílio. É casado com Amanda, com quem tem uma filha. Bacharel em Direito, atualmente é professor da Escola de Educação Básica Santa Cruz de Canoinhas. Foi vereador por um mandato, presidente da Câmara, assessor da Juventude e trabalhou no Governo do Estado. Disputou a vice de Norma Pereira (PSDB) em 2020 e uma vaga na Câmara dos Deputados em 2022.