Seis vereadores da base aliada firmaram apoio ao vice-prefeito
TÁ NA ÁREA
O vice-prefeito Marcos Homer (PL), reeleito vereador para a próxima legislatura, deve ser o presidente da Câmara no primeiro ano legislativo. A dica foi dada pela prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL), que reuniu os vereadores da base aliada nesta terça-feira, 17.
“Homer é candidato a presidência da Câmara de Vereadores em 2025 e tem o nosso apoio!”, postou a prefeita ao lado dos vereadores Jocimar Jubanski (PP), Ivan Krauss (PP), Rosi Crestani (PRD), James Brey (UB) e André Flenik (PL), além do próprio Homer, ou seja, se ninguém roer a corda, Homer já venceu, com seis votos.
Nos bastidores, houve discussão sobre a possibilidade de Flenik assumir a vaga no primeiro ano, mas ele declinou a favor de Homer. Do lado da possível oposição a Juliana nem se cogitou um nome. Ao contrário do primeiro mandato, Juliana deve começar o segundo com uma base muito mais coesa e unida. Tem de aproveitar essa lua de mel para aprovar eventuais projetos impopulares.
Com a indicação de Homer para a presidência da Casa com a eleição praticamente ganha demonstra consciência do bom momento.
NOS BASTIDORES…
Gil Baiano (PL) manifestou desejo de ser presidente da Casa, questão que Juliana chegou a ver com certa simpatia, porém, uma articulação partidária teria atropelado a intenção do eleito mais votado nas urnas. A ausência de Gil na foto divulgada por Juliana fala mais que sua presença.
DIPLOMAÇÃO
A diplomação dos prefeitos, vices e vereadores eleitos em outubro acontece nesta quarta-feira, 18. Às 15 horas serão diplomados os eleitos em Major Vieira e Bela Vista do Toldo. Já às 18 horas acontece a diplomação dos eleitos em Canoinhas e Três Barras. Os eventos acontecem no Fórum da comarca de Canoinhas.
DANÇA DAS CADEIRAS
Embora o governo Juliana tenha negado que pretenda dispensar os comissionados da Fundação de Cultura, fato é que ela terá de acomodar os novos aliados que contribuíram para sua reeleição. Entraram na dança o União Brasil, PRD e Agir, além do PL, que aumentou, e o PP, que já era aliado do primeiro governo.
EMOÇÃO

O vereador Wilmar Sudoski (PSD) se emocionou na sessão de despedida da Câmara de Canoinhas nesta terça-feira, 17. Ele foi surpreendido pela presença da mãe, que apesar de ter sofrido uma fratura de fêmur recentemente, fez questão de participar da sessão da plateia.
QUEM DIZ O QUE QUER…
O vereador eleito Cleiton Profeta (PL) de Joinville, foi condenado nesta segunda-feira, 16, ao pagamento de indenização a Leonel Camasão (PSOL), vereador eleito de Florianópolis. A decisão ocorre após publicação homofóbica feita por Profeta contra Camasão no começo do ano.
Segundo o portal ND+, as ofensas foram publicadas por Cleiton Profeta no perfil dele no X no dia 16 de fevereiro. Os posts foram feitos após Camasão conseguir na justiça a derrubada de decretos que flexibilizavam a vacinação contra Covid-19 para crianças.
Na publicação, realizada enquanto Profeta ocupava uma cadeira na Câmara, o joinvilense afirmou que o vereador eleito da capital “trocou a mãe dos filhos por uma (sic) macho aidético”. A publicação fez referência ao fato de Camasão ser bissexual e seu marido conviver com o vírus HIV.
ORÇAMENTO
O Orçamento 2025 do Governo de Santa Catarina já tem 2.521 emendas, entre impositivas – obrigatórias – e não impositivas. Deve ser votado até esta quinta.