Em 2021, a estação já havia registrado cerca de 400 meteoros em uma noite e agora registra novo recorde
Cerca de 700 meteoros foram registrados entre a noite desta sexta-feira, 29, e na madrugada deste sábado, 30, pela estação de monitoramento em Monte Castelo. Além dos meteoros desta chuva, também foram flagrados meteoros esporádicos e de outros radiantes ativos como os Alfa Capricornídeos, por exemplo.
O registro é de Jocimar Justino de Souza, membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). O fenômeno faz parte da chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul, que está em atividade desde o dia 22 de julho e vai até o dia 17 de agosto, porém, o pico era esperado para a madrugada deste sábado, 30.
Segundo Jocimar, a Delta Aquáridas do Sul é uma das melhores chuvas de meteoros para se observar no Brasil. Ele explica que “os meteoros dessa chuva são chamados de Delta Aquarídeos do Sul e provavelmente são formados por detritos do cometa 96P/Machholz, um cometa sungrazer (que passa raspando o Sol) de curto período, que a cada 6 anos passa a apenas 18,6 milhões de quilômetros do Sol”.
Em 2021, a estação de monitoramento de Monte Castelo já havia registrado cerca de 400 meteoros em uma noite próxima do dia de pico desta chuva. Agora em 2022 novo recorde.