Oficina gratuita de fotografia foi realizada no Museu Alvanir Vieira
Mais de 70 alunos participaram do projeto Luz na Palma da Mão, em Canoinhas, idealizado e ministrado pela fotógrafa com mais de 16 anos de experiência, Alessandra Mara Fuck, contemplado pela lei Paulo Gustavo. As oficinas de fotografia utilizando o celular aconteceram nos meses de junho, julho e agosto no Museu Alvanir Vieira (MAV), ao lado da Fundação Cultural e eram gratuitas para a população de Canoinhas.
Os alunos foram divididos em três turmas, cada turma teve 3 a 4 aulas de 3 horas cada, que aconteceram na maioria aos sábados pela manhã, no MAV, além de uma exposição aberta ao público no fim de cada curso.
“Através das oficinas de fotografia e vídeo, o projeto visou a integração comunitária, com o público tendo acesso a conteúdo de qualidade relacionado a técnicas de fotografia e de como otimizar os recursos da câmera do celular, mostrado através de uma linguagem simples”, conta a fotógrafa Lele Fuk.
Participaram das oficinas jovens de 14 a 16 anos, matriculados na rede municipal e estadual de ensino de Canoinhas. Entre eles, participaram alunos com deficiência auditiva, que contou com a profissional de libras, Lindsay Propst que auxiliou as alunas, e também alunos autistas.
O projeto também foi destinado para a população adulta de Canoinhas, acima de 18 anos, interessada em aperfeiçoar e aprender sobre fotografia e vídeo, como professores, empreendedores locais, agentes da saúde, trabalhadores residentes na cidade de Canoinhas.
Além das oficinas, foram realizadas exposições, que aconteceram também no Museu Alvanir Vieira (MAV) em Canoinhas, com as melhores fotos feitas pelos alunos e também de vídeos utilizando as imagens produzidas. O tema proposto nas aulas para a produção das imagens pelos alunos foi Inverno em Canoinhas.