Nomes atípicos são estratégia de campanha
NOMES
Sempre que são divulgados os nomes dos candidatos a vereador e prefeito, a imprensa corre esquadrinhar o registro das candidaturas para selecionar as figuras mais curiosos sob o ponto de vista do nome escolhido para a urna. Via de regra, nomes estravagantes e atípicos tendem a gravar com mais facilidade na cabeça do eleitor. É nisso que apostam figuras como Osvaldo Laranjão, Narizinho, Jesus e Edson Bolacha em Três Barras.
Em Irineópolis, concorre a vereador o ex-prefeito Wanderlei Lezan. Mas também tem o Wanderlei do Paraguay. Há, ainda o Polaco do Salão, o Polaco do Lelo e a Lídia Filha da Bastiana.
Porto União vem com Pata Larga, Nojinho, Estefano Galático, Mafra Bombeiro e Brasa.
Mafra tem o Beje, o Celso Pizza, Fera, Junior o Confeiteiro, Lu do Enxoval, Luiz do Hospital, Porca Velha, Rato, Pachola, Xuxa da Patrola, Xerife, Pello e a cereja do bolo, Sergião Mais Ué.
Papanduva vem de Bombacha, Joel do Sofá, Gordinho e Nego Minhuka. Em Monte Castelo tem o Bastio Passa Quatro, Edemilso Assentamento, Henrique Gaiola, Mão e o Polaco do Táxi.
Em Canoinhas tem o Preguinho, Antonio do Gás, João do Gás, Dirceu Borboleta, Edna Filha do Genérico, Gerson do Hot Dog, Índio Fotógrafo, Laércio Galo Velho e Velho do Rio.
A sorte está lançada.
PENDENGA
Deveria ocorrer nesta sexta-feira, 30, mas foi remarcada, a audiência envolvendo o vereador Willian Godoy (PSD) e o marido da prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL), Alex Hoppe.
Na eleição de 2022, a Justiça determinou que todas as rádios da cidade não veiculassem uma informação falsa no programa da campanha de Godoy afirmando que “o sogro da candidata Juliana Maciel se envolveu em um golpe aos produtores rurais do município de Canoinhas, causando grandes prejuízos a estes”. Alex provou que o pai nada tinha a ver com o golpe e processou Godoy pedindo uma indenização por danos morais.
FAKE
A sentença usada para provar a inocência do pai de Alex, datada de cinco anos atrás, diz que “nada foi demonstrado nos autos sobre a efetiva ligação da pessoa Élcio Djalma Hoppe” (sogro de Juliana Maciel) com o prejuízo sofrido pelos agricultores”. “Aliás, aparentemente Élcio foi outra vítima (…) Assim sendo, por não ser coautor e nem partícipe na prática delitiva, não pode ser condenado. Dito isso, a absolvição de Élcio é medida de rigor”.
A audiência para resolver a pendenga entre Alex e Godoy foi remarcada para novembro.
TITO
O candidato a prefeito de Bela Vista do Toldo, Tito Pires (PSB), teve sua candidatura indeferida porque havia um processo contra ele de 1999. Ocorre que o candidato está recorrendo, o que lhe permite concorrer, contudo, como o processo só existe no formato físico, a Justiça Eleitoral não teve acesso a ele. Tito disse que a questão já foi resolvida.
CONDENADO
O ex-deputado federal João Pizzolatti foi condenado a pouco mais de cinco anos de prisão em regime inicial semiaberto por ter causado o acidente na Rodovia Werner Duwe, em Blumenau, que deixou Paulo Santos, de 30 anos, gravemente ferido. A decisão foi anunciada pela juíza Cibelle Beltrame ao final do júri popular feito nesta quarta-feira, 28.
LIBERAL

Feroz defensor do liberalismo econômico, o ex-deputado estadual Bruno Souza (PL), que iniciou a militância política no MBL, acaba de ser nomeado para um cargo no Badesc pelo governador Jorginho Mello (PL). A informação é da colunista da NSC, Dagmara Spautz.