Adelmo Alberti está preso em Caçador
SIGILO
O Tribunal de Justiça do Estado negou pedido do Ministério Público de quebrar o sigilo do processo que culminou na prisão do prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti (PSL), do vereador Vilson Stelzner (PSL) e de outras duas pessoas anteontem.
“O Ministério Público pediu que o processo não ficasse mais em segredo para poder explicar as coisas a população, mas o judiciário entendeu que ainda deve ficar sigiloso. Dessa forma, não podemos passar mais informações ainda”, explica o promotor de Justiça Renato Maia de Faria.
Adelmo e Vilson estão presos em Caçador. Já os outros dois detidos estão na Unidade Prisional Avançada de Canoinhas. Trata-se de um empresário e de um aliado político de Alberti.
A ÚLTIMA SELFIE

Antes de viajar para Florianópolis, onde Adelmo e Vilson foram presos, a comitiva que os dois integravam passou por Joinville na segunda-feira, 5.
Eles passaram pela empresa Azimute Engenharia, onde trataram sobre as atualizações dos Projetos Municipais da Construção da Malha Cicloviária, do Saneamento Básico e recuperação das Malhas Viárias Vicinais. “A conversa se mostrou frutífera e em breve teremos excelentes novidades”, postou a comitiva.
Na foto está Adelmo juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Antônio Kogi, e os vereadores Vilson Stelzner, Mauro Falkievcz, Rafael Alberti, Valdecir Krauss e Jeferson Dreher, além dos secretários municipais de Agricultura e Desenvolvimento Rural e de Saúde e Vigilância Sanitária Anselmo Woidella e José Gilvane Machado, respectivamente.
TENSÃO
Barulhos semelhantes a tiros foram ouvidos em frente à casa de adversários políticos de Adelmo Alberti na madrugada desta quinta, 8.
IMUNIZADO

Chegou a vez do prefeito Beto Passos (PSD). Ele foi vacinado contra a covid-19 nesta quarta, 8, no grupo dos quarentões. Passos tem 44 anos.
VISITA

Prefeito de Canoinhas, Beto Passos, recebeu nesta quarta-feira, 7, o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro. Segundo a assessoria de imprensa do Município Loureiro viajou 370 quilômetros para compartilhar “experiências exitosas” com Passos.
RODA QUADRADA
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 7, moção de apelo ao Congresso Nacional para aprovação urgente da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que trata do voto impresso auditável. A iniciativa é da deputada federal Bia Kicis (PSL/DF).
MUDANÇA DE RUMO

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, deixará o seu atual partido ainda neste mês de julho. Como era especulado, ele se desligará oficialmente do PSL. A informação foi confirmada pela assessoria do governador ao colunista da NSC, Anderson Silva. A data será definida nos próximos dias, mas a tendência é que seja entre 17 de 24 de julho. Moisés é filiado ao PSL desde 2018, quando entrou no partido para concorrer a governador do Estado na onda do presidente Jair Bolsonaro.
ESTIAGEM
O projeto de lei que prorroga a transferência de recursos do Estado para municípios atingidos pela estiagem de 2020 foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 7.
MAGISTÉRIO
A Comissão Mista da Assembleia Legislativa criada para propor melhorias no plano de carreira do magistério público estadual recebeu nesta terça-feira, 6, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-SC). Os membros da entidade apresentaram proposta de tabela salarial para os professores de Santa Catarina.
FELICIDADE
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o “Índice de infelicidade” do Brasil. Ele considera nos cálculos as variações da inflação e a taxa de desemprego dos últimos quatro trimestres. No ranking de março deste ano, SC ficou em primeiro lugar em felicidade porque registrou a menor percentual de “infelicidade” do país:10%. No levantamento anterior, de 2013, o Estado também liderou com 9%.