Eles questionavam a conduta supostamente abusiva praticada pelo comandante
ARQUIVADO
A Justiça Militar decidiu pelo arquivamento de uma “denúncia” efetuada pela gestão anterior da Câmara de Vereadores de Bela Vista do Toldo no site da Ouvidoria Geral do Estado de Santa Catarina informando “supostos excessos, transgressões e abuso de autoridade por parte da “cadeia de comando do Departamento de Polícia Militar de Bela Vista do Toldo”, atualmente sob a responsabilidade do Subtenente Abrão José Schiessl. A “denúncia” questionava a conduta supostamente abusiva praticada pelo comandante durante uma sessão legislativa.
Os vereadores acusavam Schiessl de não agir durante uma sessão tensa em que se apreciou o pedido de cassação dos mandatos do vereador preso na operação Et Pater Filium, Wilson Stelzner, e do então presidente da Câmara, Marcos Kogi, por quebra de decoro. Os vereadores decidiram por não aprovar o pedido, o que levou a plateia a protestos. Os vereadores alegavam que os policiais militares presentes no plenário ficaram inertes diante da situação.
A acusação era de que a PM teria utilizado duas viaturas e vários policiais militares fortemente armados para dar auxílio e suporte para fechar a porta da Câmara para ameaçar e intimidar os vereadores.
Uma equipe do JMais acompanhou e filmou boa parte desta sessão e foi testemunha de que, na verdade, os policiais mandaram o público sair do plenário e fecharam a porta a fim de preservar os vereadores, que saíram pela porta dos fundos. O público estava bastante exaltado.
A decisão pelo arquivamento da denúncia é do ano passado, mas nesta semana, a juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Canoinhas, Isabela Torres, decidiu, de igual forma, arquivar um pedido de indenização movido por Schiessl contra os vereadores que o denunciaram.
UNIFORMES
O secretário de Educação de Canoinhas encaminhou à coluna explicações sobre questionamento do vereador Césão do Táxi (MDB) sobre os uniformes escolares. James Brey contou que para este ano já está certa a distribuição de calça, bermuda, camiseta manga curta e manga longa e jaqueta ou blusa (a definir). A entrega dos uniformes deve ocorrer até o fim do semestre. “Já estamos analisando modelos e fazendo levantamento da quantidade de alunos. Esperamos o mais rápido possível dar segmento ao processo licitatório”, explica o secretário, que acrescenta: “Césão cita que não achou no portal das transparência. Claro, o processo ainda não tramitou, não há editais. Estamos no início do processo. Ele mesmo falou em sessão que desde 2018 não há uniformes para alunos da rede municipal. E agora, em 2025, haverá e nos próximos anos também, conforme plano de governo da prefeita Juliana.”
MATERIAL ESCOLAR
Sobre o material escolar, o secretário afirma que já forem entregues 4.961 kits. “Ao contrário do dito por alguns, o material é sim de qualidade. Cadernos Jandaia, borracha Mercur, cola Acrilex e lápis da maior empresa do setor que é a Faber-Castell. A Comercial Palmeira, de Canoinhas, venceu a licitação e entregou tudo certinho, inclusive em um lote eles haviam ficado em segundo lugar, mas pegaram a licitação pq a empresa vencedora não atendeu os requisitos de qualidade apontadas no edital. Para 2026 planejamos estojo é mochila para completar o kit”, explica.
CALADO
Presidente da Câmara, Marcos Homer (PL) ouviu calado as acusações da colega Kátia Oliskowski (Rep) de que seria um mentiroso, mas não esqueceu. Ele estuda abrir uma investigação interna sobre o comportamento da vereadora e de Césão do Táxi (MDB).
ESF
A secretária de Saúde de Canoinhas, Francieli Costa Colla, explicou à coluna o porquê de aparecer o nome de uma enfermeira aposentada entre integrantes de uma Equipe de Saúde da Família (ESF). Conforme a vereadora Kátia Oliskowski a mulher estava aposentada e compondo a equipe.
Francieli confirmou a informação, mas explicou que isso ocorreu por uma questão burocrática. “Até se completar os fluxos, fica o nome dela lá, mas ela já foi substituída. O mais importante é que não teve produção alguma no nome dela”.
TUTORES
A vereadora Tatiane Carvalho (MDB) esclareceu a respeito de nota da coluna de ontem, que a prefeitura criou abrigos e atendeu animais de estimação com tutores atingidos pela enchente que estavam desabrigados. O problema foram os animais abandonados pelos próprios tutores que, segundo a vereadora, também foram abandonados pelo Município.
30%
A prefeitura Juliana Maciel Hoppe (PL) decidiu retirar a Gratificação de Função de 30% dos servidores efetivos municipais, em qualquer área ou órgão da Administração Pública Municipal, a partir desta quinta-feira, 13.
CONVITE
Na próxima segunda-feira, às 18 horas, acontece reunião de sensibilização do projeto Rede Rural de Segurança no Recanto Fundo da Grota, para as comunidades de Erval Bonito, Paciência dos Neves, Estação Paciência e comunidades ao redor.
BRASÍLIA
As prefeitas Juliana Maciel Hoppe (Canoinhas) e Aline Ruthes (Major Vieira) estão participando do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília (DF), nesta semana. Em suas redes sociais, Juliana postou vídeo ao lado prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga. “Canoinhas não tem o tamanho de Sorocaba, mas está ficando maravilhosa, quem sabe o senhor não vai morar lá”, disse Juliana ao prefeito, que ficou encabulado.