Iniciativa é financiada pela Lei Paulo Gustavo
Depois de meses de gravações, pré e pós produção, o JMais concluiu nesta semana a edição de quatro vídeos que compõem parte do projeto Gabriel Fernandes da Trindade e a música de seu tempo, vencedor do edital de concorrência pública da Lei Paulo Gustavo, fomento à cultura criado pelo Governo Federal como forma de incentivar os artistas, principalmente por causa dos efeitos da pandemia no setor. O edital foi lançado em 2023 e, no caso de Canoinhas, todos os projetos inscritos foram contemplados. A exceção foram aqueles que não apresentaram a documentação exigida, ou não se adequaram a itens obrigatórios do edital.
A proposta do JMais, em parceria com o músico canoinhense Matheus Prust, é de registro/gravação audiovisual, em caráter inédito, de obras musicais do compositor brasileiro Gabriel Fernandes da Trindade e de músicos de seu tempo, pelo grupo Ilex Pro-Arte, sediado em Canoinhas. Um dos maiores músicos da história do País, Trindade compôs as mais antigas obras camerísticas brasileiras conhecidas e pertenceu à primeira geração de compositores brasileiros que teve obras impressas em vida.
O projeto do JMais associa essa obra musical, patrimônio imaterial brasileiro, às mais belas capelas de Canoinhas, patrimônio arquitetônico do Município. A escolha do repertório diz respeito ao período de colonização da futura cidade. As capelas, explica Edinei Wassoaski, editor do JMais, são a mais remota referência histórica das raízes de Canoinhas. O projeto consiste na gravação, com instrumentos históricos, da mais antiga obra de música instrumental (música de câmara) do Brasil que sobreviveu aos nossos tempos.
São quatro vídeos, gravados em alta definição, que somam 70 minutos. Os vídeos serão publicados no site nos próximos dias como uma série. Também ficarão disponíveis nas principais plataformas de áudio e vídeo.
Além da distribuição digital, serão realizados quatro eventos de divulgação e projeção dos produtos gerados, acompanhados de palestra do diretor, da produtora executiva e de músico participante da gravação, com memorial descritivo do projeto. Essas apresentações acontecerão ao longo do mês de outubro. Pelo edital, os executores do projeto precisam entregar os produtos junto com a prestação de contas até o final do mês de outubro.
Como forma de contrapartida social complementar, haverá a distribuição gratuita de mil CDs com o produto fonográfico decorrente do projeto gravado em estúdio de Curitiba, bem como a distribuição digital gratuita por meio de plataformas de áudio (Spotify, YouTube Music, Deezer). Embora não sejam obrigatórias, tais contrapartidas contribuem para um maior alcance da iniciativa, e reforçam o compromisso com a democratização do acesso aos produtos gerados no projeto.
Entre as cinco capelas escolhidas, as gravações dos vídeos aconteceram na Rota Turística das Capelas, recentemente reativada. “Dessa forma, o projeto contribuirá para a divulgação dos bens arquitetônicos e do turismo local, havendo o potencial de impacto real no público de nível nacional”, explica Wassoaski. As gravações ocorreram nas capelas São José, São Demétrio e São Miguel. Houve ainda locações em Canoinhas, nas igrejas Matriz Cristo Rei e de Nossa Senhora Aparecida.

A ideia de combinar a obra de um dos maiores músicos brasileiros com o turismo religioso em Canoinhas objetiva ajudar a divulgar as belezas dessas capelas em nível mundial, estimulando assim, o turismo local.
“Buscamos resgatar e divulgar o patrimônio imaterial musical brasileiro e o material, através das obras arquitetônicas canoinhenses. O projeto se preocupou com a gravação e divulgação do repertório produzido por brasileiros à época da colonização de Canoinhas” explica Prust, um dos músicos que gravou as peças junto com Rodolfo Richter, catarinense hoje morando em Londres; e Marcos Ribeiro, violoncelista natural do Rio de Janeiro.