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JMais completa 10 anos editado a partir de Canoinhas

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Site acumula média de 1 milhão de visitas mensais e quebrou recorde em outubro

O portal JMais completa nesta quarta-feira, 9, dez anos editado a partir de Canoinhas. O site foi fundado em 7 de setembro de 2010 editado a partir de União da Vitória, sob a curadoria do jornalista Rodrigo Seccon. Contudo, em 2012, Seccon vendeu o controle do site para o jornalista canoinhense Edinei Wassoaski. Desde 9 de novembro de 2012, o JMais não deixou um só dia de informar a comunidade de Canoinhas e região sobre tudo o que acontece de mais importante e relevante local e regionalmente. “É uma trajetória que muito nos orgulha. Observar o quanto o site cresceu e se tornou uma referência mostra que todo o trabalho de apuração, checagem e busca de informações não foi e não continua sendo em vão”, comemora Wassoaski.

HISTÓRIA

O programador Roberto Brozoski trabalhou no processo inicial de adaptação do site para o novo controlador. O relações públicas Sérgio Teixeira da Silva se associou a Wassoaski e passou a cuidar da parte comercial do site. Nesta fase, Viviane Maciel teve papel fundamental ao coletar os primeiros anunciantes do portal como a Ervateira Dranka, anunciante mais longevo do site, que há dez anos anuncia ininterruptamente no JMais.

Em 9 de novembro de 2012, em uma cerimônia no Santa Catarina Plaza Hotel, o JMais foi oficialmente reativado passando a ser editado por Wassoaski e Silva a partir de Canoinhas. Silva deixou a sociedade pouco depois, repassando sua parte para Wassoaski.

Neve registrada em 2013/Fátima Santos

A cobertura focada em Canoinhas e região teve sua primeira prova efetiva de credibilidade durante a cobertura da nevasca de 2013, fornecendo material para redes de TV e sites de cobertura nacional.

Um ano depois, o site teria destaque se tornando referência na cobertura da segunda maior enchente da história de Canoinhas e Três Barras.

Em 2016, o especialista em marketing digital Rudmar Silveira inaugurou o Studio Silver e passou a gerenciar a parte operacional do site.

O Studio Silver segue como parceiro do JMais até hoje e Rudmar mantém uma coluna no site com publicações todas as quartas-feiras.

A parceria com o Studio Silver garantiu uma cobertura de excelência às eleições municipais daquele ano.

Em parceria com a Band FM, o JMais promoveu debates com os candidatos a prefeito da comarca de Canoinhas, os quatro com transmissão ao vivo pelo site.

Em 2018, mais uma prova de protagonismo do JMais ao manter um plantão em tempo real da greve dos caminhoneiros.

Durante 10 dias o JMais manteve noticiário constante sobre as condições das estradas da região e acompanhou o avanço das negociações entre os manifestantes e o governo.

Em 2020, quando o JMais completou 10 anos, uma série de eventos chegou a ser programada, mas muita coisa foi comprometida com a chegada da pandemia.

Com construção iniciada em dezembro de 2019, a sede própria com estúdio de TV foi inaugurada em julho de 2020 com uma entrevista que marcou a abertura da cobertura das eleições municipais daquele ano que teve, ainda, a repetição dos debates com candidatos das quatro cidades da comarca.

Antes, o JMais lançou seu aplicativo disponível para celulares android.

A pandemia foi outra prova de fogo para a equipe do JMais, que em 2020 chegou a quatro membros efetivos – Wassoaski, a estudante de Jornalismo Isabel Lenz Bayerl Stafin, o bacharel em Ciência da Computação Rafael Eduardo Meirelles Wassoaski e o contato comercial Cleverson Ferreira – mais um grupo de colaboradores como colunistas como Joselito Biluka, Adair Dittrich, Fátima Santos, Maria Cristina dos Santos, Ana Lúcia Hanisch, Tony Goes – e repórteres de cidades vizinhas. Adair, com sua coluna Reflexões, é a mais longeva colunista do site.

A cobertura da pandemia, com podcast no WhatsApp, mapa da região atualizado diariamente e notícias a todo o momento garantiram ao portal uma de suas maiores conquistas: um prêmio em dinheiro do Google, que criou um fundo emergencial para ajudar veículos de imprensa tendo como contrapartida a prestação de serviço público durante a pandemia.

Em 2021 Rafael se desligou da empresa e dois novos colaboradores se juntaram ao time: o estudante de Jornalismo Luiz Felipe Marschalk e o cinegrafista e editor Luiz Felipe Reinert. Esse aumento na equipe ampliou consideravelmente a produção de reportagens em vídeo.

Em junho de 2021, o Studio Silver projetou o quarto layout do JMais, que entrou no ar no dia 19 daquele mês.

O ano de 2022 foi muito especial para o site quando o JMais atingiu seu recorde absoluto de acessos por dois momentos: em abril (1.211.239) e em outubro ( 1.243.265 cliques). Novamente, o site teve protagonismo nas eleições, promovendo debates com os candidatos a deputado pela região e o debate com os candidatos a prefeito de Canoinhas na eleição suplementar. A cobertura da eleição da primeira prefeita da cidade, Juliana Maciel (PSDB), fechou um ciclo iniciado em março deste ano com a intensa cobertura da operação Et Pater Filium, que levou o então prefeito e vice de Canoinhas para a cadeia.