terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Interior de Canoinhas ficará novamente sem médico a partir de segunda

Últimas Notícias

- Ads -

Único profissional que atende os postos pediu licença sem remuneração

Os postos de saúde do interior de Canoinhas ficarão novamente sem médico a partir de segunda-feira, 21. A informação foi dada pelo vereador Maurício Zimmermann (PL) na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 15. Por meio de requerimento Zimmermann cobrou explicações do Município de como ficará o atendimento médico a partir do pedido de licença sem remuneração do médico que atende aos 12 postos do interior (o do Parado não está atendendo).

Segundo vereador, na semana passada o médico já não estava atendendo em Bonetes. “A partir daí começaram a vir algumas informações até nós e gostaríamos de esclarecimentos por parte da secretária de Saúde. Se o médico não poderia estar (presente), que alguém tivesse avisado”, disse. Ele questionou, ainda, porque o pedido do médico ainda não foi acatado e que providências serão tomadas “para que o nosso povo do interior não sofra”. O vereador cobrou incisivamente o que está faltando para se tomar uma providência com relação ao atendimento no interior. “Dentro da vida pública a gente sabe que existe uma certa morosidade e na questão da Saúde isso não pode acontecer. Isso não é um puxão de orelha, é uma preocupação”, frisou.

Vereador Gil Baiano (PL) se mostrou surpreso com a informação. “A nossa população da área rural depende muito do atendimento médico. Depende muito de que o médico esteja atendendo nos postos do interior. O médico tem o seu direito, mas nossa preocupação é com a assistência a essa população”, cobrou.


CONTRAPONTO

A secretária de Saúde de Canoinhas, Kátia Oliskovicz, confirmou que o único médico que atende aos postos do interior pediu licença sem remuneração que passa a valer a partir de segunda-feira, 21. A licença sem remuneração é um direito do servidor público concursado.

Kátia disse que os trâmites para a realização de um teste seletivo para contratação de novo médico já estão em curso. Como o edital para a contratação não foi nem lançado ainda e há prazos legais para se respeitar, a recomendação aos moradores do interior é de que a partir de segunda-feira, se necessitarem de consulta médica, procurem a Unidade Central de Saúde.



PRECEDENTE

Esta é a segunda vez em menos de um ano que o interior fica sem atendimento médico. Em outubro do ano passado o mesmo médico que pediu licença para tratar de assuntos particulares adoeceu e apresentou atestado médico para se afastar do trabalho. Dessa forma, os postos do interior ficaram sem atendimento médico por mais de duas semanas.

À época, vereadora Juliana Maciel (PSDB), que abordou o tema durante sessão da Câmara de Vereadores de Canoinhas, chamou de absurda a questão de apenas um médico, “que como qualquer outra pessoa pode ficar doente”, atender a 13 postos de saúde do interior. “É uma população de 7 mil, 10 mil pessoas sem atendimento médico”, destacou.