Bombeiros de Papanduva e Monte Castelo foram mobilizados para o combate
Um incêndio em estufa de fumo em uma propriedade rural na estrada geral de Gramados, próximo ao salão da igreja, em Papanduva, mobilizou bombeiros de Monte Castelo e Papanduva na madrugada deste sábado, 20, por volta das 3h. O local fica a cerca de 40 quilômetros de distância do quartel dos bombeiros de Papanduva.
Segundo os bombeiros, na propriedade havia três estufas de fumo, sendo que duas estavam sendo atingidas pelo fogo. Uma das estufas atingidas pelo fogo, onde sua estrutura era de alvenaria, o incêndio já estava em fase de diminuição. Na outra estufa atingida, que tinha estrutura metálica, o incêndio estava confinado e em fase de crescimento.
Segundo relato do proprietário, ele estava em casa quando ouviu estalos e avistou fumaça vindo das estufas. Com o auxílio de uma mangueira de jardim realizou o combate as chamas pela parte externa das estufas.
A equipe dos bombeiros de Papanduva chegou primeiro no local e montou uma linha direta com a mangueira da picape, realizando o resfriamento na estufa de estrutura metálica. Após a chegada da equipe de Monte Castelo, foi transferida a linha direta para o caminhão autotanque e feito o combate indireto pelas aberturas de ventilação da estufa.
Após o ataque indireto, os bombeiros realizaram o acesso pela porta da estufa, com a utilização de equipamentos de proteção individual e respiratório (EPI e EPR), sendo feita a progressão dentro do incêndio e realizada a extinção das chamas. Em seguida, as equipes fizeram o rescaldo em ambas as estufas atingidas pelo incêndio.
Ao final do combate foram gastos 4 mil litros de água aproximadamente, sendo parcialmente salvo a estrutura de ambas as estufas atingidas e totalmente salvo as edificações próximas: a terceira estufa, o barracão e a casa da família. Não houve vítimas do incêndio.