Entre os destaques da reunião estavam a proposta de reciclagem de vidro e a adesão do município de Porto União ao Programa Penso, Logo Destino
Nesta segunda-feira, 17, a Coordenadoria Regional do Meio Ambiente de Canoinhas (IMA) promoveu um encontro dinâmico e cheio de ideias para impulsionar as questões ambientais na região. Coordenadores municipais do Programa Penso, Logo Destino (PLD/IMA) e secretários do Meio Ambiente se reuniram para traçar um plano de ação que vai beneficiar tanto os municípios quanto a comunidade local.
Com a presença do coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil, a coordenadora regional, Zenici Dreher Herbst, destacou a importância da autonomia de cada município. “Cada um de nós tem um papel fundamental na organização de ações locais, como o recolhimento dos itens da Logística Reversa e a implementação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e do Plano de Saneamento Básico (PSB)”, afirmou Zenici. Ela também mencionou as oportunidades de parcerias intersetoriais que podem posicionar a região como um verdadeiro exemplo em sustentabilidade.
Um dos pontos altos da reunião foi a proposta de reciclagem de vidro, que está sendo cuidadosamente analisada para a adesão dos municípios. Além disso, o município de Irineópolis teve uma ótima surpresa: ganhou um computador para facilitar seu trabalho. Os novos coordenadores também foram presenteados com camisetas do programa, simbolizando seu compromisso com a causa.
Um dos grandes avanços foi a adesão do município de Porto União ao programa, prevista para o início de 2025, o que permitirá que 100% dos municípios da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (Codam) de Canoinhas estejam engajados nesta importante iniciativa. A reunião também abordou a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina, que trata do tema Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica e acontecerá nos dias 18 e 19 de março.
Cícero Brasil ressaltou a relevância do trabalho realizado em Santa Catarina: “Ainda temos muito a fazer, mas nosso estado já é uma referência não só nacional, mas até internacional, nas questões de resíduos sólidos, graças ao programa Penso Logo Destino do IMA”.