Caso aconteceu na quarta-feira, 19, na BR 280, no bairro Piedade
A equipe técnica da rede de emergências da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (Codam) de Canoinhas foi acionada, no final da tarde de quarta-feira, 19, para atender acidente com derramamento de produto na BR 280. Por meio da análise de imagens e documentos, foi identificado que o produto era tinta à base de água, que não é considerada perigosa e não apresentava risco iminente de contaminação ambiental.
Tendo em vista que o acidente ocorreu em região próxima ao rio Piedade, nos arredores do trevo de acesso ao bairro Aparecida e Parque de Exposições Ouro Verde, a equipe do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) delimitou a área de drenagem e do manancial do recurso hídrico para que as equipes pudessem atuar na ocorrência de forma segura.
Conforme análise dos técnicos da rede de emergência, pela disposição da drenagem do local, distância do manancial, quantidade e natureza do produto e ausência de vegetação, constatou-se que não havia risco iminente de contaminação de recursos naturais, somente danos à pista, relata a coordenadora Regional do Meio Ambiente de Canoinhas, Zenici Dreher.
A equipe da Defesa Civil, da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Construtora Ápia (empreiteira responsável pelas obras de restauração da BR-280), monitoraram o local para a contenção e minimização dos impactos.