sexta-feira, 25

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

IFSC Canoinhas dá início às aulas da 1ª turma da especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Últimas Notícias

- Ads -

Curso tem duração de dois semestres, mais seis meses para elaboração do TCC

No dia 7 de fevereiro, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Canoinhas deu início às aulas da primeira turma da especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Este é o terceiro curso de pós-graduação presencial do câmpus, que já conta com as especializações em Desenvolvimento Rural Sustentável e Educação e Diversidade, e o primeiro público e gratuito na área de ciência e tecnologia de alimentos na região.

O objetivo do novo curso é proporcionar atualização e ampliação dos conhecimentos técnicos a profissionais de diferentes formações acadêmicas para atuar em desenvolvimento, produção, manipulação, controle e gestão de qualidade de alimentos, permeando conteúdos de ensino, pesquisa e extensão.

“Cerca de 20% do PIB do município de Canoinhas é proveniente da agropecuária, e o município também conta com inúmeras indústrias alimentícias e serviços de alimentação, assim como toda a região do Planalto Norte”, ressalta o professor e coordenador do curso, Luiz Paulo de Lima.

Com carga horária de 450 horas, o curso tem duração de dois semestres, mais seis meses para elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC). O ingresso será anual, no primeiro semestre, com a oferta de vinte vagas. É preciso ter diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).


OPORTUNIDADE PROFISSIONAL

Maiara na formatura da 1ª turma de tecnologia em Alimentos, em 2018

Egressa da primeira turma do curso técnico em Agroindústria e da primeira turma do curso superior de tecnologia em Alimentos, Maiara Fragoso também faz parte da primeira turma da especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos. “Não podia perder esta oportunidade”, conta Maiara. “O curso tem uma grande importância para podermos dar continuidade aos estudos com a qualidade que o IFSC oferece, relembrar alguns conceitos e aplicar as novidades no dia a dia do trabalho”, enaltece.

Ela trabalha na área desde que se formou no curso técnico, em 14 de julho de 2012, inicialmente em setores de produção e atendimento e como instrutora em cursos de qualificação profissional. Durante o curso superior de tecnologia em Alimentos, fez estágios na área de controle de qualidade, onde se efetivou após a formatura, celebrada em 17 de fevereiro de 2018. Atualmente, Maiara é responsável pelo controle de qualidade em uma indústria de panificação de uma rede de supermercados.

Maiara e sua turma de formandos do curso técnico, em 2012

Em seu retorno ao Câmpus Canoinhas, Maiara sabe muito bem o que quer: aprimorar o conhecimento, relembrar o que já está um pouco esquecido e extrair o máximo que conseguir dos professores, dos laboratórios e da estrutura. “Tenho certeza que hoje, neste período da minha vida e da minha carreira profissional, este curso vai ser muito importante”, declara.

A pós em Ciência e Tecnologia de Alimentos fortalece o processo de verticalização do eixo tecnológico de produção alimentícia, que oferece regularmente vagas para cursos na área de alimentos, desde o nível médio até a pós-graduação. Atualmente, o Câmpus Canoinhas tem o curso técnico integrado em Alimentos e o curso superior de tecnologia em Alimentos, além de cursos profissionalizantes de curta duração.



Curso superior de Alimentos

Oportunidade: o curso superior de tecnologia em Alimentos está com inscrições abertas para início neste semestre. Para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, a inscrição deve ser feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até 24 de fevereiro. Quem não fez o Enem do ano passado, pode se inscrever até 3 de março no Cadastro de Reserva. Clique aqui para mais informações.