terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

IFSC Canoinhas autoriza retorno presencial de formandos para atividades indispensáveis de laboratório

Últimas Notícias

- Ads -

Retorno presencial destes estudantes é uma das atividades previstas pelo acionamento da Fase 1 da Política Sanitária do IFSC

 

 

Estudantes formandos de cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) já podem acessar os laboratórios para a realização de experimentos indispensáveis para a conclusão de trabalhos de conclusão de cursos (TCC) ou cumprimento de prazos de projetos de pesquisa. O retorno presencial destes estudantes, bem como de seus professores orientadores, é uma das atividades possibilitadas pelo acionamento da Fase 1 da Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC para a covid-19.

 

 

 

A Fase 1, autorizada pelo Colegiado do Câmpus Canoinhas do IFSC em reuniões nos dias 17 e 31 de maio, entrou em vigor nesta terça-feira, dia 1.º. Neste momento, 16 estudantes serão contemplados com a decisão. As demais atividades acadêmicas continuam sendo realizadas de forma remota, por meio das atividades não presenciais (ANP). A suspensão das atividades presenciais foi uma das estratégias adotadas pelo IFSC, em março do ano passado, para enfrentamento da pandemia e garantir a segurança da comunidade acadêmica.

 

 

 

 

Além do retorno presencial de formandos para conclusão de projetos em laboratórios, a Fase 1 também serve de preparação do câmpus e da comunidade acadêmica para o retorno gradual e parcial das atividades presenciais. Entre as medidas adotadas, estão a limpeza e desinfecção de todos os ambientes; sinalização do câmpus, fixação de equipamentos e disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPI); e capacitação da comunidade acadêmica como um todo (servidores, funcionários terceirizados, estudantes e pais/responsáveis pelos alunos) para cumprimento dos protocolos de biossegurança.

 

 

 

 

Para acessar os prédios do IFSC, é necessário seguir uma série de protocolos que garantam a segurança sanitária para evitar que pessoas possivelmente contaminadas circulem nesses espaços. Por isso, todos os autorizados serão orientados sobre os protocolos a serem seguidos.

 

 

 

A Política de Segurança Sanitária do IFSC prevê o retorno presencial das atividades de forma gradual, em seis fases diferentes (0 a 5). O acionamento da próxima fase (Fase 2) depende de liberação do Conselho Superior do IFSC (Consup) e do cumprimento de vários pré-requisitos, como a manutenção da matriz de risco da microrregião em nível “moderado”.