Dos 122 itens avaliados no caso do HSCC, 65 itens foram considerados atendidos
O Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) recebeu certificado nível prata depois de ser avaliado pela Transforma Assessoria e Gestão em Saúde, dentro do programa de Qualificação e Avaliação da Rede Prestadora da Unimed Santa Catarina. A metodologia usada, a QualyHealth, reconhece o nível de valor em saúde entregue ao paciente.
O objetivo da certificação é assegurar a qualidade dos serviços ofertados pela sua rede prestadora, de forma a monitorar a capacidade assistencial com foco na segurança do paciente, conformidade com requisitos legais e boas práticas, permitindo identificar melhorias para o adequado desenvolvimento da rede credenciada.
A ideia do Programa de Qualificação e Avaliação da Rede Prestadora é avaliar o valor entregue pelos prestadores de serviços, com base em critérios de qualidade, segurança e experiência do paciente.
O programa compreende cinco dimensões para avaliação do valor entregue ao paciente: Qualificação, Processo, Segurança assistencial, Desempenho assistencial e Experiência do paciente.
Para a avaliação de todas as dimensões, os documentos do prestador são avaliados remotamente e complementada por meio de visita in loco. Estes requisitos são detalhados através de itens de verificação e cada item será
classificado como atende, não atende ou atende parcialmente.
O resultado final da avaliação classifica o prestador, conforme o nível de valor entregue ao paciente consolidando nos selos Diamante, Safira, Ouro, Prata ou Bronze. No caso do HSCC, o selo prata significa que de 30 a 49,9% dos requisitos foram entregues com satisfação.
“O Prata possui oportunidades de melhorias e está comprometido em uma trilha de crescimento para a melhoria da qualidade assistencial”, ressalva a avaliadora.
Dos 122 itens avaliados no caso do HSCC, 65 itens foram considerados
atendidos, 19 itens foram considerados parcialmente atendidos, 27 itens não atendidos, e 11 itens não se aplica. Dessa forma a nota final apresentada pelo HSCC foi de 48,99%, o que corresponde a classificação Nível Prata.

POSITIVO
Para a administradora do HSCC, Karin Adur, além de apontar oportunidades de melhorias, o relatório traz indicadores bastante positivos sobre o trabalho do HSCC, “o que aponta que apesar de termos muito trabalho pela frente, estamos no caminho certo.”