As denúncias de Juliano Hassan ao assumir Executivo em Porto União
DENÚNCIAS
O prefeito de Porto União, Juliano Hassan (PL), fez um desabafo contundente sobre a situação precária da administração municipal que assumiu durante pronunciamento na Câmara de Vereadores na segunda-feira, 17. Em vídeo, ele mostrou maquinários sucateados, afirmando que, ao assumir, lhe disseram que estava pegando a “melhor prefeitura do Brasil”. No entanto, a realidade encontrada foi bem diferente, com equipamentos que parecem ter sido abandonados — alguns com areia nos motores e até com tíner no lugar de gasolina. “Olha a situação”, exclamou o prefeito ao exibir os maquinários danificados.
Além dos problemas com o maquinário, Hassan levantou questões sobre a utilização inadequada de recursos públicos. Um abrigo temporário para cães, que deveria servir de refúgio para animais abandonados, foi transformado em um “hotel” para os cães de vereadores, permitindo que eles viajassem sem preocupações. Em resposta a isso, o prefeito anunciou a abertura de uma sindicância para apurar as responsabilidades, mas não citou nenhum nome de vereador.
Outro assunto polêmico foi a denúncia de que um clube beneficente da cidade, presidido por um vereador, recebeu indevidamente R$ 20 mil por meio da Lei Aldir Blanc, sem a devida fiscalização que todos os projetos devem passar.
O departamento de trânsito do município também foi alvo de críticas. O prefeito revelou que havia um esquema de baixas de multas, inclusive relacionadas a veículos de vereadores, que foram regularizadas sem o pagamento devido. O responsável por essas irregularidades pediu demissão, mas não enfrentou consequências por suas ações.
No que diz respeito à folha de pagamento, Hassan destacou que muitos servidores comissionados, que já tinham salários altos, estavam recebendo comissões que quase dobravam seus rendimentos. Em contrapartida, cerca de 145 funcionários estavam recebendo menos de um salário mínimo.
Sobre a saúde, Hassan disse que recebeu 8,7 mil exames pendentes da gestão anterior, que ainda precisam ser feitos. “Vocês que são os representantes do povo não tinham conhecimento disso?”, questionou o prefeito, provocando os vereadores.
Ainda segundo o prefeito, funcionários da administração passada receberam orientações para não regar mais as flores da cidade logo que o resultado da eleição foi divulgado. “Chega de personalismo em Porto União”, afirmou Hassan, sinalizando a necessidade de uma gestão mais responsável e focada nas necessidades da população.
O mais impressionante é que, com exceção de uma fala de um aliado, todos os demais vereadores não deram um pio sobre as acusações feitas pelo prefeito.
Procurado pela coluna, o ex-prefeito Eliseu Mibach (PSDB) disse que retornaria com uma reposta, o que não aconteceu até a publicação desta coluna. Se posteriormente o ex-prefeito enviar uma resposta ela será publicada na coluna seguinte.
TIME COMPLETO
A prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) nomeou nesta semana o único secretário que faltava para completar seu time para o segundo mandato. Trata-se do secretário de Desenvolvimento Econômico. Surpreende o fato de o escolhido não ser da cidade. Cidemar José Ratochinski é irmão do prefeito de Monte Castelo, Sirineu Ratochinski, o que suscitou comentários de que Juliana estaria dando mais um passo rumo a 2026, angariando apoios para a disputa para uma vaga na Assembleia.
MDB ALINHADO
Durante café com a imprensa nesta semana, o governador Jorginho Mello (PL) confirmou que o deputado federal Carlos Chiodini e o deputado estadual Emerson Stein, ambos do MDB, vão assumir as secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, respectivamente. Segundo o governador, o acerto com os emedebistas alinha o apoio do partido à reeleição em 2026.
O MDB já tem o deputado estadual licenciado Jerry Comper na Secretaria de Infraestrutura.
O alinhamento embola o meio de campo em cidades como Canoinhas, onde MDB é ferrenha oposição ao PL.
36%
das escolas estaduais de SC possuem salas de aula climatizadas
VOLTA ÀS AULAS
A prefeitura de Três Barras vai comprar mochilas e pastas para os professores da rede pública municipal.
SOB NOVA DIREÇÃO
O sistema prisional de Santa Catarina já tem um novo comando. O governo do Estado publicou o Diário Oficial (DOE) com a troca no cargo de secretário de Justiça e Reparação Social. A escolhida para a função é Danielle Amorim Silva, servidora de carreira como policial penal e até então diretora do hospital de Custódia do Complexo Penitenciário de Florianópolis.
DESEMBARGADOR

Conhecido pela atuação no sistema prisional de Joinville e a busca por presídios e penitenciárias mais humanizados, o juiz João Marcos Buch foi eleito desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), nesta quarta-feira, 19. A decisão ocorreu por unanimidade. Entre as tantas comarcas em que atuou, Buch passou por Canoinhas
OUTRA REALIDADE

Enquanto em Canoinhas o Município teve de assumir o transporte público porque o Coletivo Santa Cruz viu o negócio se tornar insustentável, em São Bento do Sul a Coletivos Rainha assinou contrato com o Município se comprometendo a baixar o valor da passagem e, ainda, aumentar o número de linhas.