Taxa de ocupação no Planalto Norte e Nordeste é de 97,2%
A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Santa Cruz de Canoinhas é de 100%. A informação com os dados atualizados é da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Somando os leitos ocupados no momento nas regiões do Planalto Norte e do Nordeste de Santa Catarina, a taxa de ocupação atual é de 97,2%.
Dos 295 leitos existentes nas regiões do Planalto Norte e Nordeste do Estado, apenas oito estão disponíveis no momento, sendo dois em Mafra e seis em Joinville. Com relação à realidade local, o último leito disponível, no Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC), foi ocupado na tarde desta quarta-feira, 24.
Conforme informações da administração do HSCC, não há uma razão específica para a atual taxa de 100% na ocupação dos leitos na unidade hospitalar. São vários casos distintos, dentre eles, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), intoxicação exógena, sequela de Acidente Vascular Cerebral (AVC), pneumonia, oclusão intestinal, paciente por arma branca e paciente pós-parada cardiorrespiratória.
PLANALTO NORTE E NORDESTE
Em Mafra, no Hospital São Vicente de Paulo, a taxa de ocupação é também de 100% dos 39 leitos existentes. No mesmo município, porém na Maternidade Dona Catarina Kuss, onde há apenas leitos neonatais, 10 dos 12 existentes estão ocupados, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 80%.
Em Porto União, são oito leitos de UTI adulta, no Hospital São Brás. Todos estão ocupados. A soma dos leitos em Rio Negrinho e São Bento do Sul é equivalente a 20 e todos também estão ocupados.
Em Jaraguá do Sul, conforme os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), há 32 leitos. E a taxa de ocupação, no momento, também é de 100%.
Somando os leitos das duas UTIs neonatais de Joinville, na Maternidade Darcy Vargas e no Hospital Infantil Dr Jeser Amarante Faria, são 22 leitos existes. Destes, apenas dois estão livres no momento. Todos os 97 leitos de UTI adulta em Joinville, no entanto, estão ocupados. Na única UTI pediátrica de Joinville, dos 30 leitos, não há nenhum disponível.
PROTOCOLO
Conforme a administração do HSCC, quando não há leitos disponíveis na UTI do hospital, os pacientes que necessitam deste tipo de internação, permanecem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas, aguardando uma vaga para encaminhamento à UTI.