Pelo menos 24 pessoas foram hospitalizadas
Por volta das 7h deste domingo, 26, o Hospital Municipal São José, de Joinville, foi comunicado que as Forças de Segurança e Salvamento foram acionadas para atender um acidente envolvendo um ônibus na SC-418, a Serra Dona Francisca. As primeiras vítimas chegaram na unidade por volta das 7h40.
Ao todo, 15 pessoas foram encaminhadas ao São José, sendo nove mulheres e seis homens, com idades entre 15 e 36 anos. O quadro de saúde de todos é considerado estável. Às 11h deste domingo, 26, uma mulher de 19 anos permanece internada para cirurgia ortopédica, nove pessoas estavam em observação e cinco tiveram alta médica.
Para que fosse possível realizar estes atendimentos, a direção da unidade ativou o Plano de Catástrofes, que é utilizado como protocolo neste tipo de situação para garantir que todas as vítimas tenham o atendimento necessário. Equipes que estavam de folga foram acionadas para dar suporte no socorro às vítimas.
Quadro de Saúde às 11h de domingo, 26:
Mulher, 19 anos, estável, internada para cirurgia
Mulher, 16 anos, estável, em observação
Mulher, 17 anos, estável, em observação
Homem, 17 anos, estável, em observação
Mulher, 18 anos, estável, em observação
Mulher, 18 anos, estável, em observação
Homem, 18 anos, estável, em observação
Homem, 20 anos, estável, em observação
Mulher, 32 anos, estável, em observação
Mulher, 36 anos, estável, em observação
Homem, 15 anos, alta médica
Mulher, 18 anos, alta médica
Homem, 20 anos, alta médica
Mulher, 21 anos, alta médica
Homem, 22 anos, alta médica
DEMAIS VÍTIMAS
Outras nove pessoas que estavam no ônibus foram levadas para hospitais de São Bento do Sul e Campo Alegre, entre eles o motorista, que quebrou um dos braços e sofreu escoriações.
Às 11h20 deste domingo, os bombeiros de São Bento do Sul divulgaram dados dos feridos:
- homem, 42 anos, condutor do ônibus, possuía uma fratura no braço esquerdo, estava consciente, orientado e caminhando na cena;
- mulher, 24 anos, bastante dor em região cervical e suspeita de fratura no braço direito; já havia sido protocolada com restrição dos movimentos de coluna pelos Bombeiros Voluntários de Joinville;
- mulher, 17 anos, provável fratura na escápula direita já imobilizada;
- homem, 17 anos, com um corte na lateral esquerda da cabeça, estava caminhando na cena, consciente, orientado, porém apresentou perda de memória recente durante o deslocamento até o hospital;
- homem, 28 anos, relatando dor no quadril/lombar do lado esquerdo, caminhando na cena, consciente e orientado.
- mulher de 52 anos, relatando dor no ombro esquerdo, caminhando na cena. Trata-se de uma suspeita de fratura, foi realizada imobilização do membro.
Todas as vítimas permaneceram estáveis e monitoradas durante o deslocamento, sendo quatro vítimas transportadas ao Hospital e Maternidade Sagrada Família, de São Bento do Sul, e duas vítimas deixadas no Hospital São Luiz, de Campo Alegre. As outras três feridas recusaram atendimento e apenas acompanharam as demais vítimas.
Equipes dos Bombeiros Militares, dos Bombeiros Voluntários e da Polícia Militar Rodoviária seguiram trabalhando na cena.
As demais 22 pessoas que estavam no ônibus de excursão foram liberados ainda no local do acidente por não apresentarem nenhum ferimento.