Alguém se passando por médico tem entrado em contato por telefone
O Hospital Santa Cruz de Canoinhas (HSCC) emitiu alerta para tentativas de golpe usando a instituição. De uma maneira que a direção do HSCC está investigando, os golpistas teriam tido acesso a dados dos pacientes e têm entrado em contato com parentes pedindo dinheiro. O contato se dá através do WhatsApp, geralmente.
Segundo a administradora do HSCC, Karin Adur, o mesmo está acontecendo no Hospital São Vicente de Paulo, de Mafra, o que faz com que as instituições desconfiem de uma ação coordenada de hackers. “Não sabemos como os golpistas têm acesso aos dados. Eles falam que são médicos do Hospital e aí pedem para mandar dinheiro para pagar um exame bem importante no paciente que o SUS não cobre. Aí pedem para fazer um pix, contudo, com sorte nenhuma família caiu no golpe e nos procurou”, conta a administradora.
Os contatos se dão pelo aplicativo WhatsApp, mas também há relatos de pessoas que receberam telefonemas. O DDD é 47, correspondente à região.
O Hospital postou um alerta nas suas redes sociais:

MAFRA
O mesmo modus operandi aplicado no Santa Cruz se repetiu no Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra. Segundo a administração do Hospital, o golpista conseguiu número de telefones de pacientes que estavam internados na UTI telefonando para o Hospital e se passando por médico. Com os dados dos parentes em mãos, em seguida, o golpista entrou em contato com os familiares com a mesma história de que era necessário um exame de emergência descoberto pelo SUS que teria de ser pago. Segundo a administração do Hospital, ninguém caiu no golpe.
Os familiares optaram por procurar o Hospital, que então emitiu o alerta. Esse episódio levou a direção do São Vicente a proibir repasse de qualquer informação por telefone, seja para quem for, mesmo parentes ou médicos.