Produtos cultivados são divididos entre os participantes para o consumo familiar
Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento do protagonismo social, promover o fortalecendo da convivência comunitária, além de uma alimentação saudável e de qualidade, e uma possível fonte de renda, as atividades da Horta Comunitária do bairro Piedade, em Canoinhas, iniciaram no dia 13 de abril 2021. Desenvolvido no terreno anexo ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o projeto conta com a participação dos membros da comunidade e usuários do Cras, residentes no bairro Piedade.
O projeto foi idealizado em uma parceria entre o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o setor de Segurança Alimentar e Nutricional (San), vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) com apoio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural (SMDR) na execução das atividades das hortas.
O trabalho do plantio e cultivo da horta conta com a supervisão de um técnico agrícola, enquanto os próprios usuários ficam responsáveis pelo cuidado e manutenção do espaço. Os produtos cultivados são divididos entre os participantes para o consumo familiar, e muitas vezes vendidos nas quartas-feiras para a comunidade.