domingo, 20

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Governo do Estado testa internet via satélite em ambulância do Samu

Últimas Notícias

- Ads -

Objetivo é manter conexão com a Central de Atendimento 24h e agilizar o salvamento de vidas em SC

Um projeto inovador em fase experimental pelo governo de Santa Catarina, propõe o uso de internet via satélite em ambulâncias do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, liderada pelo secretário Marcelo Fett e ficará em teste durante 60 dias, no município de Rancho Queimado.

Em uma semana há relatos positivos. O equipamento mantém o veículo conectado via internet 24 horas com a Central de Atendimento e soluciona um problema recorrente na região: a falta de cobertura em uma área de 20 quilômetros, o que dificultava o trabalho de atendimento e salvamento de vidas.

Esta é uma das ações para promover melhoria e ampliação da conectividade em Santa Catarina. O secretário Fett tem citado uma frase do Governador Jorginho Mello como inspiração para a iniciativa: “se a tecnologia ajudar a salvar uma vida, já valeu a criação desta Secretaria de estado”, destacou o governador.

A novidade permite que as equipes médicas recebam informações da Central de Atendimento, acessem informações, consultem especialistas remotamente, compartilhem dados do paciente em tempo real e até mesmo realizem telemedicina em casos mais complexos.

O objetivo inicial é manter um veículo do Samu conectado 24 horas por dia, com comunicação direta com a Central de Atendimento. Atualmente a comunicação é realizada via rádio ou mensagens de WhatsApp e dependendo da região a conexão não funciona, pois a internet é inexistente.