sábado, 19

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Gil Baiano desiste de disputar as eleições suplementares de Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -

Pressão do partido e do governo levaram à decisão

Em comunicado oficial divulgado pela direção do Partido Liberal (PL) de Canoinhas na tarde desta quarta-feira, 17, a sigla anunciou que o pré-candidato a prefeito cuja candidatura foi aclamada em convenção nesta segunda-feira, 15, o vereador Gilmar Martins de Souza, o Gil Baiano, decidiu deixar a disputa.

“Gilmar abdicou de sua candidatura a prefeito nas eleições suplementares do ano de 2022, por questões pessoais, conforme ofício encaminhado nesta tarde. Os integrantes da Comissão Executiva Provisória irão deliberar, em conformidade com a legislação eleitoral vigente, sobre os encaminhamentos necessários. Cordialmente. Partido Liberal de Canoinhas”, diz a nota.

A reportagem apurou, contudo, que desde que oficializou sua candidatura Baiano vinha sendo pressionado por aliados do PSD no atual governo a desistir considerando que vários integrantes do partido que ocupam cargos de confiança vinham sendo ameaçados de exoneração. Somente Zenici Dreher e o Cel Mario Erzinger haviam colocado seus cargos de secretários do governo Willian Godoy à disposição. Todos os indicados eram cota pessoal do ex-vice-prefeito Renato Pike.

Por outro lado, a executiva estadual do partido fazia pressão para manter a candidatura. A decisão tomada na segunda-feira, 15, foi diretamente influenciada pelo candidato a governador Jorginho Mello, que via grandes chances de, na eventualidade de segundo turno, a população canoinhense votar em bloco no número 22, que representa o PL tanto na disputa pela Presidência quanto na disputa pelo Governo do Estado e que seria o número de Gil. Ainda segue a pressão para o partido manter uma candidatura, mas o diretório local ainda não deliberou a respeito.