Corporação destaca ações desenvolvidas em conjunto com a Polícia Civil
Um levantamento feito pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), aponta diminuição de 72% dos casos de furto simples e um decréscimo de 82% nos casos de furto em residência em Canoinhas, no comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.
De acordo com os dados, no mês de janeiro, a Polícia Militar registrou em Canoinhas, 55 ocorrências de furto simples, enquanto que no mês de fevereiro foram registrados 15 casos. O furto simples é quando o bem é levado sem que haja vestígios de ruptura de obstáculo para acessá-lo, ou seja, o ladrão que entra em pátio quando o morador não está em casa e leva qualquer bem que encontrar.
Já o furto em residência, no mês de janeiro, foi de 28 no total, enquanto que em fevereiro foram registrados somente cinco casos.
No início de fevereiro, o JMais publicou uma reportagem mostrando que os furtos e roubos em Canoinhas haviam aumentado em 61,7% em janeiro em comparação com dezembro. Os números saltaram de 34 para 55 ocorrências de um mês para o outro. Em relação aos furtos a residências, o número passou de 15 ocorrências no último mês de 2022 para 28 em janeiro. Segundo o comandante da PM, Silvano Sasinski, em entrevista ao programa Fala Cidade, logo que a polícia percebeu o crescimento dos registros, reforçou o patrulhamento ostensivo.
A Polícia Militar destaca que a redução no número de furtos em fevereiro em comparação com janeiro é uma soma de esforços do 3º BPM e da Polícia Civil de Canoinhas, em virtude de ações desenvolvidas pelas duas corporações, especialmente pela prisão preventiva de autores que eram reincidentes, ou seja, poucos indivíduos que cometeram vários crimes patrimoniais no município.