Cerimônia acontece às 15 horas
A comunidade católica em Canoinhas madrugou nesta quinta-feira, 30, para confeccionar os famosos tapetes de serragem colorida. A procissão pelas ruas principais da cidade a partir da Igreja Matriz Cristo Rei começa às 15 horas.
A procissão celebra o dia de Corpus Christi. Também chamada de Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, Corpus Domini (expressão latina que significa Corpo de Cristo ou Corpo do Senhor), e generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica das igrejas Católica Apostólica Romana e Anglicana (esta última, até 1548) que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma Festa de Guarda, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
A fotógrafa Fátima Santos registrou a elaboração dos tapetes ao longo da manhã desta quinta. Veja as fotos abaixo:













































CAMPANHA
A Igreja Católica e os Vicentinos estão realizando uma campanha solidária em prol de famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A campanha consiste na arrecadação de doações de cobertores, roupas de cama, travesseiros, toalhas de banho e jaquetas de inverno. Serão recolhidos, preferencialmente, itens novos, sem uso.
Os materiais estão sendo recolhidos por voluntários vicentinos, ligados à comunidade católica, em frente à Igreja Matriz Cristo Rei de Canoinhas, desde às 7h desta quinta-feira, 30, feriado de Corpus Christi. O ponto alto da campanha será justamente a procisão.