domingo, 20

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Família de São Mateus do Sul percorre cerca de 900 km em 31 dias durante caminho de fé

Últimas Notícias

- Ads -

Santiago de Compostela é considerada uma das maiores rotas de peregrinação cristã do mundo

Uma família de São Mateus do Sul realizou em maio deste ano um dos momentos mais marcantes para a religiosidade. Jacir Ballão, Silvane Semianko Ballão e Gabriel Felipe Ballão percorreram cerca de 900 km em 31 dias no caminho de Santiago de Compostela, entre o Sul da França e até a Espanha, local onde está sepultado São Tiago.

São Tiago era um dos 12 apóstolos e amigos de Jesus Cristo. Ele morava em Jerusalém e logo após receber o Espírito Santo no dia de Pentecostes, São Tiago foi para a Espanha evangelizar as pessoas. Depois voltou para Jerusalém, onde foi morto. Após a sua morte, seus restos mortais foram levados pelos seus discípulos para a Espanha e sepultados no local onde hoje se encontra a famosa Catedral de Santiago de Compostela, erguida em sua homenagem.

“O meu objetivo, bem como, o de meu marido e filho, foi apenas o de agradecer a Deus por tudo o que já passamos nessa vida, passamos por muitas lutas, desafios e até mesmo sofrimentos, mas sempre com muita fé em Deus, rezando, pedindo e sempre agradecendo por tudo o que Deus nos enviava, tomávamos como aprendizado para a nossa própria evolução como seres humanos e nos tornando cada vez mais fortes”, compartilha Silvane.

De acordo com a família, o caminho Francês de Santiago de Compostela é um Patrimônio Mundial Imaterial da Unesco, considerada uma das maiores rotas de peregrinação cristã do mundo. Esse caminho existe a muitos séculos e milhares de pessoas do mundo inteiro fazem essa caminhada.

“Durante o trajeto, fizemos amigos, conversamos com pessoas do mundo inteiro, já que praticamente a língua falada pela grande maioria é o inglês. Eu, Silvane, também sou fluente na língua ucraniana e tive o prazer de conhecer várias pessoas eslavas, como por exemplo búlgaros, poloneses e ucranianos, e até mesmo fazer amizade com uma ginasta olímpica da Ucrânia que atualmente trabalha como acrobata no famoso ‘Cirque du Soleil’ onde fomos agraciados e convidados a assistir a sua próxima apresentação aqui no Brasil”, disse Silvane.

Segundo a família, o trajeto do Caminho de Santiago de Compostela é bastante árduo, existem inúmeras barreiras, dentre elas, a subida dos Pirineus, trajetos longos com muita chuva ou sol, calos e machucados nos pés ou dores pelo corpo, e muitas pessoas desistem já nos primeiros dias de caminhada, simplesmente abandonam. Mas também existem coisas lindas pelo caminho.

“Assim é a nossa vida, ela também é árdua em alguns momentos do trajeto, muitas pessoas começam projetos e logo desistem, não tentam outras vezes, mas é preciso tentar sim, e se cair, é preciso ter coragem para se levantar, se reerguer, começar do zero várias vezes, se for preciso, e ter foco em pensamentos bons de que vai conseguir”, finaliza Silvane.