sexta-feira, 18

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Morre o escritor Enéas Athanázio que atuou como promotor de Justiça em Canoinhas

Imagem:Página 3

Últimas Notícias

- Ads -

José Enéas Cezar Athanázio tinha 90 anos e escreveu 62 livros

Faleceu na sexta-feira, 4, José Enéas Cezar Athanázio, aos 90 anos. Ele foi um promotor de Justiça muito respeitado em Canoinhas e dedicou grande parte da sua vida ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O velório começou na manhã de sábado, 5, no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú, e a cerimônia de despedida ocorreu no final da tarde do mesmo dia. Enéas estava internado no Hospital da Unimed em Balneário Camboriú e deixa sua esposa, Jandira, e suas duas filhas.



CARREIRA

A história de Athanázio na carreira do Ministério Público começou em 1968 e, ao longo dos anos, ele passou por diversas comarcas como Anita Garibaldi, Capinzal, Canoinhas, Rio do Sul e Blumenau. Antes de se tornar promotor, ele já tinha experiência como advogado nos três estados do Sul, após se formar em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1959.

Entre 1987 e 1989, Enéas também ocupou o cargo de secretário adjunto da Justiça do Estado, tendo assumido a titularidade da pasta em várias ocasiões. Além de sua atuação no MPSC, ele lecionou no curso de Direito da Fundação das Escolas do Planalto Norte Catarinense (Funploc), atualmente Universidade do Contestado – UnC, e na Universidade de Blumenau (Furb).

Recentemente, no dia 12 de março, Enéas foi homenageado no hospital onde estava internado por uma comitiva liderada pela diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Lara Peplau, juntamente com ex-colegas como o ex-procurador-geral de Justiça, José Galvani Alberton, e os procuradores, Everton Jorge da Luz e Rosa Maria Garcia, que representaram o atual procurador-geral, Fábio de Souza Trajano.

Durante a homenagem, ele recebeu uma placa em reconhecimento à sua valiosa contribuição como promotor de Justiça e sua produção literária. “Sempre preferi ficar no primeiro grau, atendendo ao povo, entendendo suas dificuldades e problemas. Isso foi muito gratificante. O MPSC é a minha casa, onde passei os melhores anos da minha vida”, declarou o homenageado.

Com 62 livros publicados e colunista nos jornais Página 3 e Blumenau em Cadernos, Enéas Athanázio celebrou seus 90 anos no dia 28 de março. Além de ser reconhecido com prêmios literários e medalhas de mérito, ele também era cidadão emérito de Blumenau e Campos Novos. A sua trajetória é um testemunho de dedicação, amor à justiça e à literatura.




Fonte: MPSC