Gaston Mário Cazamajou Bojarski foi sepultado na tarde deste domingo
Faleceu neste sábado, 27, aos 77 anos, o ex-presidente da Fundação Universidade do Contestado – UNC Canoinhas, professor Gaston Mário Cazamajou Bojarski. Além de reitor da UNC nos anos 1990, seu cargo mais importante foi o de presidente do sistema Acafe, que congrega todas as universidades comunitárias do estado. Trabalhou por mais de 28 anos na Universidade do Contestado e nos últimos anos passou pela Fameplan.
Ele foi velado no Centro de Velórios Mão Amiga e sepultado no Cemitério Municipal de Canoinhas na tarde deste domingo, 28. Ele deixa enlutados duas filhas, dois genros, quatro netos e demais familiares.
Amigos de longa data lamentaram a morte de Bojarski. “Toti, um amigo cuja voz era memorável. Deus o acolha com muita paz”, “grande professor Gaston, foi uma honra ter partilhado de sua jornada! Obrigada e bom descanso depois de tanto sofrimento!”, e “professor Gaston, caro amigo Toti, foi um ser humano inenarrável nesta sua jornada neste plano terreno. Cumpriu a missão. Segue em paz”, dizem mensagens postadas em uma rede social.
Segundo familiares, Gaston passou 10 anos fazendo diálise diariamente, consequência do diabetes que tinha prejudicado seus rins. A situação se agravou recentemente com uma pneumonia, que o levou a fazer uma assepssemia. Durante o procedimento ele sofreu uma parada cardíaca. O laudo apontou como causa da morte diabetes e falência múltipla dos órgãos.