Elias De Vargas Becker, de 20 anos, conseguiu a aprovação após três tentativas
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou nesta quinta-feira, 19, a lista de aprovados no vestibular 2025. No total, 180 pessoas conquistaram as vagas após concorrerem com 9.781 candidatos. Entre elas está o canoinhense Elias De Vargas Becker, de 20 anos, que conquistou a segunda colocação geral em um dos vestibulares mais concorridos do país, senão, o mais concorrido.
Elias foi informado da aprovação na manhã desta quinta-feira, 19, ao receber a ligação do ITA, o que é uma tradição da Instituição. O jovem, que se preparou para o vestibular no Poliedro Curso São José dos Campos, no Estado de São Paulo, conta que, para atingir o seu sonho, precisou criar uma rotina de estudos que passou por adaptações. “Estou há três anos estudando para o ITA no Poliedro. Na minha rotina de estudos, acordava às 7h30, começava a estudar por volta das 8h até o meio-dia. À tarde, ia para aula e raramente estudava depois das 21h. Neste ano foquei mais em fazer exercícios, pois já tinha as anotações do ano passado, além de fazer mais provas antigas do ITA, coisa que tinha deixado de lado nos anos anteriores.”
Mesmo não conseguindo a aprovação nas primeiras tentativas, Elias manteve o foco e seguiu firme na busca pela sonhada vaga. Além da mudança na dinâmica dos estudos, o jovem comenta que buscou mais contato com os amigos, além de focar em atividades de cuidado pessoal. “Além da rotina de estudos, tirei mais dúvidas com meus amigos. Também fiz atividade física mais frequentemente e descansei mais, principalmente mais perto das provas.”
Elias ainda diz que ficou surpreso com o seu desempenho na prova. “O resultado me surpreendeu bastante, principalmente a nota de redação, já que era bem raro conseguir notas altas.”
DIFICULDADE
A primeira fase do vestibular do ITA aconteceu no dia 13 de outubro. O exame tinha 48 questões, sendo 12 de matemática, 12 de física, 12 de química e 12 de inglês.
Já a segunda fase foi em novembro, com quatro dias de provas discursivas de matemática, física, química e português e redação, sendo cada dia com uma prova.
O ITA anunciou neste ano mudanças em seu vestibular para 2025. As alterações, que visaram tornar o processo seletivo mais acessível para os candidatos, passaram por número de vagas, 30 a mais na comparação com o ano anterior; escolha entre carreira militar e civil e estrutura das provas nos dias de aplicação. Com oito opções de engenharia, o ITA oferece 180 vagas para cursar a graduação. Ao final do 1º ano, o aluno opta por permanecer como civil ou seguir carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Aeronáutica.
Os estudantes do Poliedro obtiveram 103 aprovações, o que equivale a 57% do total de vagas, sendo sua maior aprovação da história. Com esse número, o Poliedro atinge a marca de 1.299 alunos aprovados no ITA nos últimos 32 anos, mantendo a tradição em ser o curso que mais aprova no Brasil. Foram 6 aprovados da região Sul do país, sendo 4 no Paraná, 1 em Santa Catarina e 1 no Rio Grande do Sul, conforme os locais de inscrição para as provas.
Segundo Luis Gustavo Megiolaro, diretor das Unidades Escolares do Poliedro Educação, o Poliedro reafirma, ano após ano, sua posição como referência em aprovações no ITA, um dos vestibulares mais desafiadores do país. “O resultado atingido neste ano reflete a qualidade do nosso projeto pedagógico, bem como o esforço e a dedicação de todos os nossos alunos. Aos aprovados, desejamos uma trajetória de muito sucesso, e àqueles que ainda não alcançaram a vaga, reforçamos a importância da persistência, pois cada passo dado hoje os aproxima da conquista futura.”