Vereadores querem saber qual a extensão de outras ruas
HISTÓRICO
Um ano e meio depois de assumir a prefeitura, Juliana Maciel Hoppe (PL) conseguiu retomar, com financiamentos, as obras de pavimentação de ruas em Canoinhas. De olho na eleição, foi a responsável por um marco histórico nesta quarta-feira, 12. Ela assinou a ordem de serviço para pavimentação do primeiro quilômetro de uma estrada do interior de Canoinhas. Trata-se do acesso ao Caraguatá, que conecta ao distrito de Paula Pereira e várias localidades do interior da cidade como Taunay, Parado e Paciência dos Neves. Criticada por anunciar pavimento para apenas 1,4 quilômetro de uma estrada bem maior, a prefeita tem uma resposta convincente: “Se ninguém começar, nunca teremos asfalto no interior”. Como não concordar?
Os vereadores, que autorizaram os financiamentos, têm se queixado de pouco, ou nada, terem influenciado nas decisões da prefeita e que não sabem sequer quais trechos das 14 ruas anunciados serão de fato pavimentados.
O vereador Wilmar Sudoski (PSD) está buscando, via requerimento, esclarecimentos específicos sobre o andamento e o alcance das obras nas ruas Otávio Tabalipa e Clemente Procopiak, no distrito do Campo d`Água Verde. Além da extensão, outro ponto questionado por Sudoski é se essas duas vias serão contempladas em sua totalidade, ou em trechos, já que a Prefeitura, em seus canais oficiais de comunicação, não trouxe essa informação.
“Por exemplo, a rua Otávio Tabalipa será pavimentada da avenida dos Expedicionários até a rua Adolfo Bading? E a rua Clemente Procopiak, será asfaltada da avenida dos Expedicionários até a rua Waldomiro Olsen? Afinal, quais trechos serão contemplados? Pois, no meu entender, faltou clareza na divulgação realizada pela prefeitura”, observa o vereador.
Por sugestão de Osmar Oleskovicz (PSD), que também assina o requerimento, foi incluindo o pedido para que o município encaminhe as cópias dos processos licitatórios e, ainda, dos contratos caso alguma empresa já tenha sido legalmente credenciada para realizar as obras de asfaltamento na cidade. “Precisamos de detalhes claros sobre essas obras para garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados e que as melhorias cheguem de fato a todas as áreas previstas”, conclui Sudoski.
ME INCLUA FORA DESSA
A cúpula do PL de Canoinhas nada teve a ver com a participação da pré-candidata a vereadora, Berenice Cordeiro, na sessão da Câmara de terça-feira. Ela teria usado a tribuna sob orientação do marido da prefeita, Alex Hoppe.
PODEMOS

O ex-presidente do MDB de Bela Vista do Toldo, Hilário Damaso da Silveira, se filiou ao Podemos. Nesta semana, o partido se reuniu para definir os rumos para a eleição municipal. Segundo o presidente municipal do partido, Anselmo Woidella, o partir tem dois pré-candidatos a prefeito. Hilário é um deles.
Outro nome expressivo do partido é Rosiani Karvat Tisczka, que trocou o PSDB pelo Podemos.
PLACAS
O projeto de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC) que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares avançou no Senado. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o restabelecimento nesta quarta-feira, 12, por 24 votos a favor e apenas um voto contrário.
IMÓVEIS
O projeto de lei do Governo de Santa Catarina que autoriza a criação de Fundos de Investimentos Imobiliários para negociar imóveis públicos foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 12. Na prática, a proposta autoriza o governo a fazer cessões e permutas de até três mil imóveis sem a necessidade de autorização prévia do Legislativo. Eles estão avaliados em R$ 16 bilhões.
PORTO UNIÃO

O deputado Vicente Caropreso (PSDB) liderou comitiva de Porto União que apresentou demandas do município ao governador Jorginho Mello, em audiência realizada nesta terça-feira, 12. Entre as prioridades está a execução do projeto do contorno rodoviário ligando a BR-280 à BR-153, na divisa com o Paraná, e a pavimentação Estrada do Guaraú que dá acesso ao aeroporto Maria Magalhães e ao distrito industrial. A audiência foi solicitada pelo prefeito Eliseu Mibach (PSDB) e teve a participação de empresários da região.